

Apresidenta da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joenia Wapichana, recebeu nesta segunda-feira (17), na Sede do órgão, em Brasília, o ministro do Reino Unido para Territórios Ultramarinos, Commonwealth, Energia, Clima e Meio Ambiente, Zac Goldsmith, e a embaixadora do Reino Unido, Stephanie Al-Qaq.
Na reunião, foi discutido o apoio a ações direcionadas aos direitos indígenas, como demarcação de Terras Indígenas (TIs) e projetos de sustentabilidade em comunidades tradicionais da Amazônia e do restante do Brasil, entre outros temas.
Joenia Wapichana também destacou os desafios enfrentados pela Funai na área de infraestrutura e orçamentária, diante de um quadro de desmonte intensificado nos últimos quatro anos, e apresentou as principais atribuições do órgão, assim como detalhou como ocorre o processo de demarcação de TIs. “Estamos tentando estabelecer acordos com diferentes parceiros como o Banco Mundial, a Organização das Nações Unidas (ONU) e outras embaixadas. Todas as experiências anteriores foram exitosas e espero que tenhamos próximas”, afirmou.
Para Zac Goldsmith, a sinergia alcançada na primeira reunião foi essencial para que o diálogo entre a Funai e as autoridades do Reino Unido sobre ações conjuntas prossiga nos próximos meses. “Nossas políticas e prioridades estão alinhadas. Agora só temos que fazer isso dar certo e trabalhar em conjunto”, completou.
Assessoria de Comunicação/Funai
Comentários