Foto: Lohana Chaves/Funai
Aliderança indígena Junior Manchineri, do povo Manchineri, tomou posse nesta sexta-feira (28) como coordenador regional da unidade descentralizada da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) localizada em Rio Branco (AC). A cerimônia ocorreu na tenda da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), no 19º Acampamento Terra Livre, com a presença da presidenta Joenia Wapichana, lideranças da região e servidores da Funai.
A Coordenação Regional Alto Purus atua junto a indígenas das etnias Apurinã, Jamamadi, Kaxarari, Manchineri, Jaminawa, Madija (Kulina) e Huni Kuin (Kaxinawá) nos estados do Acre, Amazonas e Rondônia. Criada em 2009/2010, a unidade é responsável por coordenar e monitorar a implementação de ações de proteção e promoção dos direitos de comunidades na região que compõem as bacias do Rio Acre e Purus, onde vivem cerca de 10 mil indígenas.
Durante a cerimônia, a presidenta da Funai ressaltou a importância da presença indígena em posições estratégicas no órgão indigenista. “Venho desejar ao novo coordenador que tenha seriedade, que saiba ouvir os diferentes povos, que tenha o compromisso de cumprir com as obrigações institucionais, apesar de todos os desafios que enfrentamos na Funai. Boa sorte e conte com a gente na Presidência”, afirmou Joenia Wapichana.
Para Junior Manchineri, essa é uma oportunidade de promover avanços em prol dos povos indígenas. “Chegou um novo momento para todos nós. Estamos do mesmo lado e estamos aqui para trabalhar e agir. Tenho certeza que, com a nossa presidenta Joenia, conseguiremos fazer muito pelos indígenas“, destacou o novo coordenador regional.
Assessoria de Comunicação/Funai
Comentários