OBIND – Criado no dia 06 de abril de 2016 pelo Colegiado do CEPPAC, hoje, Departamento de Estudos Latino-Americanos (ELA), reunido em sua 144ª reunião, o Observatórios dos Direitos e Políticas Indigenistas (OBIND) pretende obter e sistematizar dados quantitativos e qualitativos sobre processos de territorialização, gestão territorial, conflitos interétnicos, direitos humanos e qualidade de vida de povos e populações indígenas nas áreas reservadas ou em contextos urbanos, de modo a possibilitar visibilidade, comparabilidade, avaliação e orientação para as políticas indigenistas e promoção dos seus direitos, notadamente aqueles pertinentes ao respeito de seus usos, costumes e tradições e ao usufruto exclusivo das terras que tradicionalmente ocupam, reconhecendo para isto a condição sine qua non da promoção da autonomia indígena e a superação da tutela como legado assimilacionista.
O OBIND também contribuirá para o campo científico, tanto em nível empírico, como teórico, pois se trata de uma iniciativa pioneira, que servirá para reunir, através de uma rede acadêmica, a diversos pesquisadores brasileiros e estrangeiros interessados na análise das problemáticas sociais indígenas contemporâneas.
Organização
O desenvolvimento e monitoramento deste site faz parte do projeto do Centro de Referência Virtual Indígena, que tem por meta contribuir para a construção de mecanismos de não-repetição da violência registrada contra os povos indígenas, com a realização do Instituto de Políticas Relacionais, em parceria com o Armazém Memória e com o apoio da Embaixada Real da Noruega no Brasil.
O projeto conta com um grupo de pesquisadores indígenas e monitoramento da atual política indigenista em parceria com o Observatório dos Direitos e Política Indigenista (OBIND-UnB) para fomentar a aplicação dessa memória em uso judicial, pedagógico, educacional e jurídico, para o fortalecimento e a efetivação da justiça de transição de povos indígenas. E, ainda com o eixo da história oral, em parceria com o Museu da Pessoa, para estudar e explorar as possibilidades de afirmação da história oral indígena em julgados e processos de reparação.
O OBIND, com sede no Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Movimentos Indígenas, Políticas Indigenistas e Indigenismo (LAEPI) do Departamento de Estudos Latino-Americanos (ELA), é coordenado pelos doutores Cristhian Teófilo da Silva, Stephen Grant Baines e Thiago Garcia proponentes da criação do observatório, junto com Marcelo Zelic e Sandra Márcia Nascimento, como coordenadores convidados. Será admitida a vinculação, nos termos da legislação vigente e das normas da Universidade de Brasília (UnB), dos demais professores permanentes, colaboradores e substitutos vinculados ao centro, pesquisadores independentes, pós-graduandos, graduandos e profissionais indígenas e não-indígenas, desde que comprometidos com os objetivos e temáticas do observatório e admitidos pelos coordenador do laboratório.
EQUIPE
Membros
Atividades dos Membros:
- Participar dos grupos de monitoramento, produzir artigos e orientar estudo de casos.
- Participar das reuniões de planejamento das atividades, grupos de monitoramento e da coordenação, quando convidado.
Coordenação
Elaine Moreira (UnB)
Membros
- Adenilson Barcelos de Miranda
- Adriana Rodrigues Novais (UNICAMP)
- Alda Lúcia Monteiro de Souza (PPG/ECsA/UnB)
- Ana Catarina Zema de Resende
- Ana Paula Sabino
- Braulina Aurora (Povo Indígena Baniwa, Ciências Sociais/UnB)
- Bruno Marangoni Martinelli (PPGDSCI/CEAM/UnB)
- Cristhian Teófilo da Silva (UnB)
- Clarissa Noronha Melo Tavares (FUNAI)
- Clarisse Drummond Martins Machado (PPG/ECsA/UnB)
- Clarisse Jabur (FUNAI)
- Clóvis Brighenti - UNILA
- Elizabeth Del Socorro Ruano Ibarra (ELA/UnB)
- Emanuelle Oliveira (MDS)
- Estevão Rafael Fernandes (UNIR)
- Franklin Silva (Povo Indígena Baniwa, Ciências Sociais/UnB)
- Ivanise Rodrigues (FUNAI)
- Marcelo Richard Zelic (Armazém Memória)
- Stephen Grant Baines (UnB)
- Thiago Almeida Garcia (SDH)
- Sandra Márcia Nascimento (LAEPI/ELA/UnB)
- Liliam C. Barros Cohen (UFPA)
- Liliane Cunha de Souza (PPG/ECsA/UnB)
- Zamira Herrera (PPG/ECsA/UnB)
- Victoria Miranda (Ciências Sociais/UnB)
- Maria Emília Coelho (consultora/ Centro de Trabalho Indigenista)
- Mariana Castilho (MDS)
Parceiros
Atividades: Os parceiros atuarão conforme acordado no termo de parceria.
Sociedade Civil:
- Armazém Memória e Instituto de Políticas Relacionais - Termo de parceria
Universidades:
Cooperação Internacional:
- Survival Internacional - Sugestão
FALE CONOSCO
REDE DE PARCEIROS OBIND
COMO CHEGAR
Telefone: (55) (61) 3107-6027
E-mail: obindunb@gmail.com
Caixa Postal: ECT-AC/UnB Nº 04435
OBS: Para saber como chegar, você pode o recurso ROTAS no mapa acima.
AGRADECIMENTOS
– Ao Prof. Leonardo Cavalcanti (UnB), coordenador do OBMigra, pelas primeiras conversas, estímulo e orientação para criação do OBIND.
– Paulo Maldos, primeiro interlocutor e apoiador institucional da proposta do OBIND na Secretaria de Direitos Humanos
– Dra. Patrícia Trindade Maranhão Costa, presidente do Instituto Ação Integrada (INAI), pela confiança na proposta do OBIND e por me manter no caminho escolhido.