A primeira atividade da Rede de Comunicadores Indígenas Wakywaa, contemplado com o Fundo Casa por meio do projeto “Fortalecimento da Rede de Jovens Comunicadores Indígenas de Roraima”, dentro da linha “Comunicão Comunitária e Direitos Humanos”, foi realizada nesta quinta-feira, 05 de dezembro de 2024, na sede do Conselho Indígena de Roraima (CIR), em Boa Vista.
Nesse primeiro momento, onde reuniu comunicadores das regiões Serra da Lua, Wai-Wai, Alto Cauamé, Surumu e Serras, a atividade contemplou a apresentação do projeto, os seus objetivos e resultados, a elaboração do protocolo de segurança e a entrega de equipamentos adquiridos com o projeto. Esses equipamentos serão utilizados na produção de um minidocumentário, produto que será apresentado até o término do projeto.
Cíntia Laurentino, do povo Macuxi, comunidade indígena Pium, região Tabaio, e faz parte do projeto, com muita expectativa, disse que é mais um apoio que vai fortalecer ainda mais os trabalhos na comunicação indígena. “Esse projeto veio para fortalecer ainda mais o departamento de comunicação. E com os equipamentos vai melhorar ainda mais o nosso trabalho nas nossas bases”.
Elaboração do protocolo de segurança aos comunicadores indígenas
Selecionado no valor de R$50 mil, o projeto irá contemplar seis comunicadores, das regiões citadas acima. E abordou o contexto das secas e queimadas, ocorridas no início do ano de 2024, porém, também deve abranger outras realidades dos territórios indígenas de Roraima.
A atividade foi realizada pelo departamento de Comunicação do CIR, coordenado pela jornalista Márcia Fernandes, e contou com a colaboração da jornalista Mayra Wapichana, que conduziu o início da elaboração do protocolo de segurança aos comunicadores indígenas, com foco no projeto, para subsidiá-los durante a produção dos materiais audiovisuais.
Outra atividade está prevista para o início de 2025, quando os comunicadores deverão iniciar a produção audiovisual.
Fonte: https://cir.org.br/site/2024/12/06/primeira-atividade-da-rede-de-comunicadores-wakywaa-apoiado-com-fundo-casa-e-realizado-em-boa-vista/
Comentários