A Coordenação Regional Litoral Sul e o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) realizaram uma ação de prevenção à Covid-19 com os 78 indígenas Kaingang e Guarani acampados no Terminal de Integração do Saco dos Limões (Tisac), em Florianópolis-SC. A medida antecedeu o retorno dos indígenas para as aldeias de origem, em Laranjeiras-PR e Benjamin Constant do Sul-RS, após a temporada de venda de artesanato nas férias.

78 indígenas entre adultos e crianças passaram pela triagem realizada por uma enfermeira e um técnico em enfermagem. De acordo com os profissionais de saúde do DSEI Interior Sul, nenhum dos indígenas apresentou sintomas da Covid-19. Durante o atendimento realizado em março, os indígenas também receberam produtos de higiene pessoal.

 

O transporte dos indígenas para suas aldeias foi custeado pela Coordenação-Geral de Promoção dos Direitos Sociais (CGPDS/Funai), que disponibilizou R$ 17.592 para a locação de um ônibus e um micro-ônibus que realizaram o retorno dos artesãos indígenas a suas aldeias. Todos os anos esses indígenas se deslocam para o litoral catarinense com o objetivo de vender a produção de artesanato durante as férias de verão.

Assessoria de Comunicação / Funai
com informações da CR Litoral Sul

 

Fonte: http://www.funai.gov.br/index.php/comunicacao/noticias/6018-indigenas-de-santa-catarina-recebem-orientacoes-sobre-prevencao-a-covid-19