Foto: Comunicação/MPF
Alice Nderitu recebeu relatório com dados da atuação do MPF na crise humanitária Yanomami
Em visita à Roraima, a subsecretária-geral das Nações Unidas e conselheira especial do secretário-geral das Nações Unidas (ONU) para a Prevenção de Genocídio, Alice Wairimu Nderitu, se reuniu com procuradores da República que atuam no estado. Na ocasião, ela recebeu relatório contendo dados da atuação do órgão no contexto da emergência em saúde pública de importância nacional no Território Yanomami.
A visita da comitiva não teve caráter investigatório e integra a agenda de Alice Nderitu, que está em missão no Brasil desde o dia 2 de maio.
Durante o encontro, na última sexta-feira (5), os procuradores da República Alisson Marugal (ofício Indígena), e Matheus de Andrade Bueno (ofício Ambiental), apresentaram dados sobre os danos socioambientais, a evolução dos alertas ambientais, o mapa do garimpo na Terra Indígena Yanomami e a desassistência sanitária ao povo, que culminou na crise humanitária internacionalmente reconhecida.
De acordo com os procuradores, a vinda a Roraima de Alice Nderitu “é de suma importância ao promover a troca de informações entre as instituições, especialmente no contexto da emergência em saúde pública que se encontra o povo Yanomami”.
Ainda em Roraima, a subsecretária-geral Alice Nderitu visitou a Casa da Saúde Indígena Yanomami (Casai), a Associação Hutukara Yanomami e finalizou com deslocamento à comunidade indígena Pium, da etnia Macuxi, localizada na região da Serra da Lua, município de Bonfim (RR), fronteira Brasil-Guiana (inglesa).
Brasília – Na quinta-feira (4), a comitiva de Alice Nderitu esteve em Brasília com o procurador-geral da República, Augusto Aras. O encontro serviu para o intercâmbio de informações com foco na proteção dos povos originários.
Durante o encontro, o PGR destacou que tem dado dedicação especial atenção à Amazônia, aos povos originários e ao meio ambiente, e ressaltou o trabalho dos procuradores da República que atuam na região.
Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria da República em Roraima
E-mail: prrr-ascom@mpf.mp.br
Tel.: (95) 3198-2000
Siga-nos no Twitter: @MPF_RR
Facebook: /ministeriopublicofederalemroraima
Comentários