Para ajudar na prevenção ao coronavírus na Terra Indígena Nonoai, a estudante de enfermagem Clarisse Fortes, do povo Kaingang, iniciou uma campanha de informação e arrecadação de alimentos, roupas e máscaras que beneficiou cerca de 50 famílias indígenas da aldeia Bananeiras localizada na Terra Indígena Nonoai, noroeste do Rio Grande do Sul. O material informativo da campanha foi elaborado na língua Kaingang.

Com apoio da professora Dra. Jucimar Frigo, a estudante da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) aproveitou o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) sobre aleitamento materno para realizar a campanha de prevenção ao contágio do coronavírus. “É uma forma de contribuir para minha comunidade. Como eu cresci e vivi na aldeia, eu via que parte da população vulnerável sofria em casos assim. Muitos idosos não entendem muito bem a língua portuguesa. Como eu falo a língua kaingang, eu conversava com eles e explicava”, relata Clarisse.

clarisse gSobre a iniciativa, que já arrecadou 500 quilos de alimentos e cerca de 150 máscaras para os moradores da aldeia, a professora Jucimar, afirma que o distanciamento social para impedir a disseminação do coronavírus tem aproximado as pessoas. “Foi exatamente com esse sentimento de identificação que reconhecemos as necessidades dos indígenas da aldeia Bananeiras por não conseguirem vender os artesanatos produzidos pela comunidade”.

Jucimar, que é orientadora do TCC de Clarisse, explica a forma pela qual aconteceu a divulgação da campanha. “A ideia foi utilizar as redes sociais da Unochapecó e a Rede Feminina de Combate ao Câncer para a coleta de alimentos, produtos de higiene pessoal e roupas de inverno. Com ênfase na promoção da saúde indígena, também elaboramos fôlderes que tratam sobre a utilização correta de máscaras, sintomas da Covid-19 e formas de prevenção na língua da etnia Kaingang”.

Doações para a aldeia Bananeiras

Contato: (49) 9111-7218 – Clarisse Fortes

Postos de arrecadação:

Unochapecó: das 13h30 às 18h

Rede Feminina de Combate ao Câncer: 08h às 12h e 13h às 17h

Assessoria de Comunicação / Funai

 

 

Fonte: http://www.funai.gov.br/index.php/comunicacao/noticias/6196-campanha-de-estudante-indigena-kaingang-arrecada-alimentos-roupas-e-mascaras-para-aldeia-no-rs