Iniciativa integra o projeto Cuidar e conta com o apoio da Universidade Federal da Grande Dourados

Uma parceria entre o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) e a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) vai desenvolver ações de conscientização sobre os efeitos do uso de álcool e outras drogas entre os indígenas da Reserva Dourados, no Mato Grosso do Sul. O MMFDH investiu R$ 100 mil na iniciativa, que integra o Projeto Cuidar.

As atividades estão previstas para iniciar em setembro de 2022. Serão beneficiados indígenas das etnias Terena, Guarani Nhandeva e Guarani Kaiowá, nas aldeias Bororó e Jaguapirú. Com os recursos, a UFGD vai realizar cinco oficinas. Cada uma terá carga horária entre 20h e 40h.

“Temos uma realidade de indígenas que estão viciados em álcool e mergulhados nas drogas. Eles precisam de cuidado para se recuperarem desses vícios a fim de que possam, assim, ter uma vida saudável e harmoniosa”, explica o secretário nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do MMFDH, Paulo Roberto.

Projeto Cuidar

Lançado em abril de 2021, o Projeto Cuidar é uma parceria com o Ministério da Cidadania e promove ações de proteção e fortalecimento do bem-estar físico, mental e social em comunidades indígenas.

Apoiam o projeto a Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), do Ministério da Saúde; a Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNDCA) e a Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres (SNPM), ambas do MMFDH. Os trabalhos são acompanhados pela Fundação Nacional do Índio (FUNAI).

Saiba mais

Para dúvidas e mais informações:
gab.snpir@mdh.gov.br

Atendimento exclusivo à imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do MMFDH
(61) 2027-3525

Fonte: https://www.gov.br/mdh/pt-br/assuntos/noticias/2022/junho/acoes-de-prevencao-ao-uso-de-drogas-em-comunidade-indigena-do-ms-recebem-investimento-de-r-100-mil