- Evento ocorrerá no dia 21 de outubro, com Lula e ministros convidados
- Objetivo é apurar crimes do Estado no passado e violações atuais
Representantes de povos indígenas lançarão em Brasília no dia 21 de outubro uma campanha para cobrar de Lula a instalação da Comissão Nacional Indígena da Verdade. O objetivo é apurar crimes do Estado contra povos indígenas ocorridos na ditadura militar e em outros períodos e interromper novas violações de direitos.
A iniciativa é liderada pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib). Entre os convidados para o evento estão o próprio presidente e as ministras Sonia Guajajara (Povos Indígenas), Macaé Evaristo (Direitos Humanos), Marina Silva (Meio Ambiente) e Anielle Franco (Igualdade Racial). Outro que foi chamado é o procurador-geral da República, Paulo Gonet.
Segundo Bernard Duhaime, relator especial da ONU para a promoção da verdade, justiça e reparação, o Brasil nunca teve uma política de transição entre ditadura e democracia para os povos indígenas, o que contribui para que as violações continuem ocorrendo. A informação foi relatada no último dia 10 de setembro ao Conselho de Direitos Humanos da ONU.
Comentários