• Evento acontece no Museu das Culturas Indígenas, de 18 a 23 de novembro
  • Curadoria é da autora Trudruá Dorrico

Mural na parte externa do Museu das Culturas Indígenas, em São Paulo, feito por Tamikuã Txihi e Rita Sales Hunikuin – Maurício Burim/Divulgação

Diego Alejandro

O MCI (Museu das Culturas Indígenas), em São Paulo, vai realizar pela primeira vez um festival literário dedicado exclusivamente a autores indígenas. O Festival Literário Ayvu Nhevaitim acontece de 18 a 23 de novembro, no espaço da Água Branca, e terá curadoria da escritora e pesquisadora Trudruá Dorrico, do povo Macuxi.

O evento vai reunir rodas de conversa, feira literária, saraus, contação de histórias e oficinas de escrita criativa, com entrada gratuita. A programação completa será anunciada no dia 3 de novembro.

Um dos eixos do festival será a homenagem à primeira geração de escritores indígenas, que, a partir da década de 1970, começou a registrar no papel memórias e narrativas ancestrais, como forma de resistência cultural durante a ditadura militar. Entre eles estão nomes como Daniel Munduruku, Eliane Potiguara, Graça Graúna, Olívio Jekupé e Ailton Krenak.

A curadora Trudruá, que neste ano lançou “Tempo de Retomada” e “Makunaima morî mai: palavras belas de Makunaima”, também é autora de “Eu sou Macuxi e outras histórias” e uma das principais vozes da literatura indígena contemporânea.

O MCI, inaugurado em 2022, é o primeiro espaço cultural do estado a ser conduzido com participação direta de lideranças indígenas.

com DIEGO ALEJANDRO, KARINA MATIAS e VICTÓRIA CÓCOLO

Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/monicabergamo/2025/10/sao-paulo-recebe-primeiro-festival-de-literatura-indigena-com-homenagem-aos-pioneiros-da-escrita.shtml