Em pronunciamento oficial aos povos indígenas sobre medidas preventivas de combate ao novo coronavírus (COVID-19), o presidente da Funai, Marcelo Xavier, destaca a maior vulnerabilidade biológica dos povos tradicionais a viroses e informa que ações preventivas já estão sendo adotadas, seguindo orientações e normativas da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI).
“Todo material para prevenção, conscientização e combate ao coronavirus produzidos pela SESAI já foi difundido para as unidades da Funai, visando tranquilizar e orientar as comunidades indígenas”, aponta o presidente. “Recomendo aos indígenas que evitem sair das aldeias, evitem viagens, reuniões ou aglomerações fora das aldeias, até que o pico da doença diminua. Evitem também convidar ou receber visitas nas aldeias. Nesse sentido, a Funai está suspendendo as autorizações para ingresso em terras indígenas, visando o aspecto preventivo”, enfatiza Xavier.
O presidente pontua também que, em casos de sintomas, tais como febre, tosse seca ou com catarro, fadiga, falta de ar, dor de cabeça, diarreia e até náusea ou vômito, há necessidade de que o indígena procure um estabelecimento médico. Para tanto, poderá fazer prévia comunicação com as Coordenações Regionais e Coordenações Técnicas Locais da Funai, bem como com as unidades da SESAI, visando deslocamento e atendimento imediato. “É preciso o empenho de todos. O momento não é de pânico, mas de precaução”, reforça Xavier.
Para acessar o vídeo da mensagem do presidente Marcelo Xavier, clique aqui.
Assessoria de Comunicação / Funai
Comentários