A Força Nacional de Segurança Pública vai ficar mais 180 dias, a contar de 28 de janeiro, no apoio às ações da Fundação Nacional do Índio (Funai), no processo de desintrusão da Terra Indígena Apyterewa, no estado do Pará, em caráter episódico e planejado.
A portaria do Ministério da Justiça e Segurança Pública, autorizando a medida, está publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (15).
De acordo com o documento, a operação terá o apoio logístico da Funai, que deverá dispor da infraestrutura necessária à Força Nacional.
A quantidade de militares a ser disponibilizada obedecerá ao planejamento definido pelo ministério.
A desintrusão é uma medida jurídica que garante os direitos territoriais indígenas, autorizando a retirada de eventuais ocupantes não índios.
Fonte: Agência Brasil – EBC
Edição: Aécio Amado
Fonte: https://amazonia.org.br/2020/01/forca-nacional-permanecera-mais-180-dias-em-terra-indigena-no-para/
Comentários