O estudante passou 21 dias, entre hospitais e posto de saúde, com os sintomas do novo coronavírus e sem fazer o teste

Em respeito ao luto da família Yanomami, a agência Amazônia Real retirou a foto e o nome do jovem do site e de suas redes sociais.

(Foto: Terra Indígena Yanomami/Leonardo Prado/PG/FotosPúblicas/2015)

Por Ana Amélia Hamdan, Kátia Brasil e Emily Costa, da Amazônia Real

A Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), do Ministério da Saúde, informou na noite desta quinta-feira (9) que o estudante Yanomami, de 15 anos, morreu às 20 horas (21 horas em Brasília) por complicações da infecção no pulmão devido à doença Covid-19.

À agência Amazônia Real, a Sesai disse que a “causa mortis ainda não foi informada pelo Hospital Geral de Roraima”, onde o jovem estava internado desde o dia 3 de abril. O hospital é dirigido pelo governo do estado.

O médico infectologista Joel Gonzaga, da Sesai, afirmou à reportagem que o quadro de saúde do estudante se agravou “com o comprometimento cerebral, tromboembolismo e complicações da resposta inflamatória do vírus”.

O estudante tinha a saúde afetada por ter contraído, antes da Covid-19, “doenças como desnutrição, anemia, malárias repetitivas e foi tratado, mês passado (março), de Malária Falciparum”, disse Gonzaga.

Por respeito ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a Amazônia Real não tinha divulgado antes o nome do estudante. O Ministério da Saúde divulgou o nome do jovem e publicamos. Mas em respeito ao luto do Povo Yanomami, a agência retirou o nome da família e a fotografia do estudante desta reportagem.

O jovem nasceu na Comunidade Helepi, na Terra Indígena Yanomami, em 02 de março de 2005. Ele estudava o ensino fundamental em uma escola da Comunidade Boqueirão, na Terra Indígena Boqueirão, dos povos Macuxi e Wapichana, no município de Alta Alegre, no norte de Roraima.

Os pais do estudante, cinco profissionais da saúde indígena, um piloto de avião e a Comunidade Helepi, com cerca de 70 pessoas, estão no isolamento e monitoramento pela Sesai por terem mantido contato com o jovem. Até o momento não há informações sobre como o menino foi infectado pelo novo coronavírus.

Como publicou a agência, o estudante passou 21 dias com os sintomas do novo coronavírus, buscando por atendimento de saúde e não foi submetido no início da doença ao teste para Covid-19. Ele chegou a receber alta do Hospital Geral de Roraima. As internações aconteceram no período de 18 de março a 3 de abril e demostraram fragilidade no sistema da saúde indígena.

O diagnóstico da doença Covid-19 foi confirmado no estudante Yanomami apenas no último dia 7 de abril com a contraprova realizada com o sangue (RT-PCR), que detectou o coronavírus, que causa a pandemia mundial.

O Ministério da Saúde informou o primeiro caso de Covid-19 entre indígenas Yanomami no dia 8 de abril. Em sua rede social, o antropólogo francês Bruce Albert disse que o jovem era de uma comunidade “da região do rio Uraricoera, área de garimpo”. Ele também destacou que o adolescente não foi atendido pelo sistema de saúde quando sentiu os primeiros sintomas da gripe.

“Estava (o jovem) perambulando entre Casai leste e HG de RR desde 19/3 com sintomas respiratórios característicos e prescrição de antibióticos. Conviveu com muita gente desde então”, disse o antropólogo e etnógrafo Bruce Albert, amigo do líder e xamã Davi Kopenawa desde os anos 70 e ambos parceiros na autoria do livro “A queda do céu”.

Mapa com os pontos onde o jovem buscou por atendimento de saúde

Na manhã desta sexta-feira (10), a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) de Roraima, por meio de nota de esclarecimento, informou que a morte do jovem Yanomami “foi a primeira em consequência do Coronavírus entre os povos indígenas do Estado”.

Já o Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Yanomami, do Ministério da Saúde, disse que o corpo do estudante foi sepultado uma hora após sua morte no Cemitério Campos da Saudade, em Boa Vista, pela Vigilância Sanitária de Roraima.

“Estamos muito tristes”, diz líder Dario Yawarioma

Atualização em 10/04/2020 às 12h e às 15h14

Este texto foi atualizado para excluir o nome do jovem e de seus pais, assim como a fotografia dele em respeito ao luto do Povo Yanomami.

 

Fonte: https://amazoniareal.com.br/morre-jovem-yanomami-por-covid-19-em-roraima-diz-sesai/

Thank you for your upload