Cientistas pedem ao Congresso Nacional a rejeição do projeto de lei que permite a mineração em terras indígenas

Em nota conjunta com a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), cientistas do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa) pedem ao Congresso Nacional a rejeição do projeto de lei 191/2020 que permite a mineração, garimpo, hidrelétricas, agricultura e exploração de petróleo e gás natural em terras indígenas.

No documento, eles explicam que não há interesse do governo do presidente Jair Bolsonaro de regular com devido cuidado esse tipo de atividade na Amazônia. Os povos indígenas ficariam sujeitos “às vontades de empresas e organizações privadas”.

O maior exemplo disso é o desmonte e militarização dos órgãos ambientais e indigenistas como Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e Fundação Nacional do Índio (FUNAI).

O projeto também é uma ameaça aos grandes e pequenos rios da região por causa da contaminação pelo mercúrio. As áreas de várzea, onde são praticadas a agricultura que abastece os estados da Amazônia, seriam prejudicadas.

 

Fonte: https://bncamazonas.com.br/municipios/mineracao-terra-indigena-risco-rios-amazonia/?fbclid=IwAR2A97FoJ4ScfGcUkdSAOSeFRMMlJY0SmGUAml85QnjbYhhpU1gSwVJWzaA

Thank you for your upload