Com apenas 24 anos, Takwarakỹa Awa Guajá faleceu em decorrência de um infarto; o jovem tinha muita proximidade com a equipe do Cimi Regional Maranhão
POR CONSELHO INDIGENISTA MISSIONÁRIO REGIONAL MARANHÃO
O Conselho Indigenista Missionário (Cimi) Regional Maranhão recebeu, com tristeza, a notícia do falecimento do jovem Takwarakỹa Awa Guajá, ocorrido no dia 1º de julho, na aldeia Awa, Terra Indígena (TI) Caru, no Maranhão.
Takwarakỹa era o primogênito do casal Tatuxa’a e Parapijã Awa Guajá. Com sua morte precoce, o jovem, de apenas 24 anos, deixa a esposa e dois filhos pequenos. Segundo os Awa Guajá, a causa da morte de Takwarakỹa teria sido infarto na madrugada do primeiro dia do mês de julho.
Sempre atuante, Takwarakỹa participou de diversos momentos formativos com o Cimi Regional Maranhão. Ele foi aluno das professoras Madalena Borges e Rosana Diniz, sempre muito dedicado aos estudos. Participou, também, da formação de professores indígenas para atuar na escola da aldeia Awa e, em 2016, foi aprovado no seletivo, sendo um dos primeiros Awa contratados pela Secretaria de Estado da Educação do Maranhão (Seduc-MA).
Nos solidarizamos com seus familiares e com o povo Awa Guajá neste momento de sofrimento e dor. Que Takwarakỹa seja recebido no céu dos Awa pelo Karawara com muita cantoria.
Fonte: https://cimi.org.br/2023/07/nota-de-pesar-takwarakya-awa-guaja/
Comentários