Para abrir as celebrações do aniversário da primeira Assembleia de Tuxauas (lideranças) que deu origem, em 1971, ao movimento do Conselho Indígena de Roraima (CIR), a organização lança a animação “CIR 50 anos”. Com 3 minutos de duração, o vídeo é narrado pela jovem comunicadora Niciele Raposo, do povo  Macuxi.

A animação relembra o contexto de invasão que as comunidades enfrentavam nos anos 1970 e destaca datas importantes para o movimento indígena de Roraima, como a decisão do “Vai ou Racha”, que ocorreu em 26 de abril de 1977, e as conquistas alcançadas nas últimas cinco décadas. Uma delas foi a luta de 30 anos pela demarcação em área contínua da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, onde hoje vivem mais de 26 mil indígenas dos povos Macuxi, Wapichana, Ingarikó, Taurepang e Patamona.

Para o coordenador do CIR, Edinho Batista, do povo Macuxi, este é um momento de homenagear e refletir sobre as lutas e conquistas do movimento indígena. “Falar dos 50 anos do CIR é falar de uma grande responsabilidade, de uma grande missão que as lideranças indígenas de Roraima tiveram de fazer  frente, de lutar com resistência e coragem em defesa dos direitos do seu povo”, disse Edinho.

A produção do vídeo teve apoio do Projeto Bem Viver (CIR/IEB/NCI) e do Coletivo 105. A animação está disponível no canal do CIR no Youtube. Clique aqui para assistir. E aqui, para legendas em inglês.

https://cir.org.br / Instagram /  Facebook

Informações para a imprensa: CIR – Márcia Fernandes, comunicacao@cir.org.br, (95) 98400-8305