Os moradores da comunidade Malacacheta, região Serra da Lua, município de cantá, receberam orientações sobre como se prevenir do novo coronavírus durante uma ação voluntária realizada neste sábado (18).

A iniciativa foi organizada pela técnica de enfermagem Soraia Souza e a Kiuslene  Silva, que é gestora em saúde coletiva indígena,  com apoio do coordenador da região, Clóvis Ambrósio. A comunidade tem uma população de 1.452 indígenas.

“A ação foi para sensibilizar os nossos parentes a se cuidarem, porque muitos ainda duvidam dessa doença. A nossa comunidade é próxima da cidade, ficamos preocupados com isso”, disse Soraia, preocupada com o bem-estar do seu povo. ”A prevenção é o melhor remédio”.

Foram realizadas visitas domiciliares esclarecendo em português e wapichana sobre a pandemia e usando cartazes informativos para orientar jovens, idosos e crianças sobre os sintomas da doença. A covid-19 já levou a morte de três pessoas em Roraima, entre elas o adolescente indígena Alvanei Xirixana, da etnia Yanomami.

Mulheres da comunidade se sensibilizaram com a campanha e decidiram fabricar máscaras caseiras para distribuir na comunidade. O objetivo é ajudar a proteger os moradores e agentes de segurança que fiscalizam as barreiras sanitárias que dão acesso à localidade. Elas pedem doações de alguns itens para usar na fabricação.

“Estamos precisando de materiais para confeccionar as máscaras tais como o pano, elásticos, linhas para as máquinas“, disse Soraia.

Temendo a chegada do coronavírus à comunidade, as lideranças e os agentes indígenas do Grupo de Proteção e Vigilância Territorial (GPVIT) bloquearam o acesso a Malacacheta.

“Fechamos por causa dessa doença que está matando muita gente, tomamos iniciativas para vigiar a nossa comunidade nos prevenir”, destacou o Vice- tuxaua Reinaldo Wapichana.

Fotos: Soraia Souza/Reprodução Facebook

 

 

Fonte: http://cir.org.br/2020/04/21/covid-19-acao-na-comunidade-malacacheta-leva-orientacoes-no-combate-ao-coronavirus/

Thank you for your upload