Em reunião com a Coordenação de Políticas Educacionais Indígenas, instância ligada à Diretoria de Políticas de Educação Escolar Indígena no âmbito da Ministério da Educação (MEC), lideranças indígenas de Roraima relataram a precariedade das escolas indígenas e a falta de implementação da educação escolar indígena específica e diferenciada no estado de Roraima. A reunião ocorreu nesta tarde (20), na sede do Ministério da Educação.
Há dois meses no cargo como coordenadora do setor, a professora Pierlangela Nascimento da Cunha, do povo Wapichana, ex- Diretora do Instituto Federal de Roraima (IFRR), no Campus Amajari, recepcionou a comitiva e ouviu as demandas, além de informar sobre os desafios de implementação da política de educação escolar indígena no Brasil.
As lideranças relataram a precariedade na construção de escolas indígenas, mesmo com a indicação de emenda parlamentar, da ex-deputada federal Joenia Wapichana no valor de R$44 milhões e que até hoje, não foram implementadas por parte do Estado.
Em reunião com a Coordenação de Políticas Educacionais Indígenas, instância ligada à Diretoria de Políticas de Educação Escolar Indígena no âmbito da Ministério da Educação. Foto: Mayra wapichana
O tuxaua geral do CIR, Edinho Batista, considerou que essa falta de implementação, “acaba caracterizando uma negação de direitos por questões políticas no Estado”. As lideranças reforçaram a incidência contra o marco temporal, mas também apresentaram demandas das comunidades indígenas, como da região Serra da Lua, que moveu processo contra o Estado de Roraima em virtude da precarização de 22 escolas indígenas. O advogado indígena Junior Nicacio informou sobre o avanço na construção e aprovação do Projeto Pedagógico(PP) do Centro Indígena de Formação e Cultura Raposa Serra do Sol (CIFCRSS), além de toda estrutura pedagógica e técnica do Centro.
As lideranças relataram a precariedade na construção de escolas indígenas. Foto: Mayra wapichana.
O jovem Paulo Ricardo saudou a coordenadora em nome da juventude indígena de Roraima e ressaltou a importância da representatividade no espaço. “ A senhora dentro do Ministério é motivo de orgulho e serve de inspiração para nós juventude. O movimento indígena de Roraima se sente representado, principalmente a juventude”, reconheceu.
A coordenadora ficou de encaminhar um relatório com a situação específica da educação escolar indígena de Roraima, estrutura, recursos e o cenário de implementação da política de educação escolar indígena, sobretudo no Estado.
Comentários