Na Terra Indígena Sucuba, região Alto Cauamé, município de Alto Alegre (RR), o Departamento da Juventude do Conselho Indígena de Roraima (CIR) realizou, entre os dias 6 e 11 de outubro de 2025, a X Assembleia Estadual da Juventude Indígena de Roraima. Com o tema “Fortalecendo o protagonismo da juventude indígena nos espaços de luta”, o evento reuniu jovens de 13 povos indígenas de Roraima, além de representantes da juventude indígena do Amazonas, para fortalecer a articulação política, cultural e territorial da juventude.
Durante a semana, 600 jovens participaram de debates, oficinas, rodas de conversa e rituais tradicionais. Ao final, foi produzida uma Carta Final que expressa os posicionamentos políticos da juventude indígena e suas principais reivindicações para os próximos anos.
Celebração, resistência e protagonismo
A abertura da assembleia foi marcada por cantos, danças tradicionais e a apresentação das delegações das etnorregiões de Roraima: Serra da Lua, Amajari, Alto Cauamé, Murupú, Tabaio, Raposa, Baixo Cotingo, Surumu e Serras. Também estiveram presentes jovens indígenas dos povos Wapichana, Macuxi, Taurepang, Yanomami, Wai Wai, Sapara e Yekuana e, do Amazonas, representantes dos povos Mura, Munduruku, Tariana, Tukano e Apurinã.
Além dos jovens, lideranças tradicionais, tuxauas do Conselho Indígena de Roraima (CIR) e convidados contribuíram para os debates sobre educação, saúde, cultura, participação política e fortalecimento da autonomia da juventude.



Juventude durante leitura da carta e comemorando os 10 anos de Assembleia. (Foto: Wey Tenente).
Na oportunidade, no último dia do evento, os jovens se reuniram para celebrar os 10 anos da assembleia. A comemoração contou com um momento especial em que todos os participantes cantaram parabéns e foi servido um bolo. A celebração marcou uma década de encontros, aprendizados e convivência entre os jovens, reforçando o espírito de união e continuidade do legado dos líderes tradicionais.
Ao final dos seis dias de evento, foi escrita e aprovada pela plenária a Carta Final da X Assembleia da Juventude Indígena de Roraima, um documento de afirmação política e de denúncia, que apresenta as pautas prioritárias da juventude indígena no atual contexto.
Veja o documento na íntegra: https://cir.org.br/files/posts_conteudo/68ed53258bb6c3.75987914.pdf
Fotos: Wey Tenente- Rede Wakywaa Amajari
Comentários