A coordenadora do Departamento da Juventude Raquel Wapichana, e a assistente do Departamento de Mulheres, Kaline Mota, do Conselho Indígena de Roraima (CIR), representaram o movimento indígena, no evento Youth4Climate, realizado nos dias 13 e 14 de outubro, em Brasília. A atividade fez parte da agenda oficial da Pré-COP da Juventude, reunindo jovens de todo o mundo para dialogar sobre ação climática e construção de soluções inclusivas.
O encontro teve como destaque a premiação dos 50 vencedores da “Call for Solutions 2025” do Youth4Climate, iniciativa que reconhece projetos e experiências de impacto liderados por jovens. Também promoveu espaços de intercâmbio e colaboração entre lideranças internacionais e representantes da juventude brasileira. Durante a programação, foi lançado um documentário de 70 minutos, gravado em campo, que mostra os resultados de soluções climáticas implementadas por jovens em diferentes territórios.



Lideranças Jovens participam da Youth4Climate no Pré-COP da Juventude em Brasília/Foto: Raquel Wapichana
Em sua participação, Raquel Wapichana e Kaline Mota apresentaram as ações desenvolvidas pelo CIR nos territórios indígenas de Roraima, com foco na construção dos Planos de Adaptação e dos Planos de Gestão Territorial e Ambiental (PGTAs), elaborados pelas próprias comunidades indígenas. As jovens lideranças também reforçaram a importância do trabalho realizado pelos Departamentos da Juventude e das Mulheres, que fortalecem a atuação das novas gerações e das mulheres indígenas nas pautas climáticas e territoriais.
Além do Youth4Climate, as representantes do CIR participaram do Mutirão das Juventudes, “Juventudes no Centro da Ação Climática: Rumo à COP30”, que contou com a presença da Jovem Campeã Climática da COP30 no Brasil, Marcele Oliveira. Na ocasião, foi entregue ao Presidente da COP30 material informativo sobre as ações e propostas do CIR, fortalecendo a participação indígena nos debates nacionais e internacionais sobre clima.
A presença das jovens lideranças indígenas no Pré-COP da Juventude reforça o protagonismo dos povos indígenas na construção de estratégias de enfrentamento à crise climática e na defesa de seus territórios tradicionais, além de destacar o papel essencial da juventude e das mulheres nesses processos.
Comentários