Uma comissão formada por tuxauas, lideranças indígenas e professores das regiões Serra, Tabaio, Serra da Lua, Murupu e Raposa se reuniu na manhã desta quinta-feira (30) com representantes da Secretaria de Educação de Roraima (Seed) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), em Boa Vista. O encontro teve como objetivo cobrar a retomada das construções e reformas de escolas indígenas.
Compuseram a mesa da reunião o vice-tuxaua Paulo Ricardo, a tuxaua-geral do Movimento das Mulheres, Kelliane Wapichana, ambos do Conselho Indígena de Roraima (CIR), as professoras Iana Wapichana e Mara Macuxi, o secretário de Educação do Estado, Mikael Cury-Rad, a assessora do FNDE, Geiziene Albernaz, a representante do Departamento de Educação Escolar Indígena, Jane Alice, o vice-presidente da Organização dos Professores Indígenas de Roraima (OPIRR), Juarez Lima, e o tuxaua Pedro, da comunidade Pium.
Durante o encontro, as lideranças destacaram a insatisfação com a falta de avanços concretos em demandas antigas relacionadas à educação indígena.
“Não estamos aqui para nos vitimizar nem para mendigar migalhas do governo, que é o responsável legítimo por garantir nossos direitos na educação. Já estamos cansados de tanto conversar e nada mudar. Entra governo, sai governo, e os problemas continuam os mesmos. Será que o senhor não tem autonomia para resolver, secretário?”, questionou o tuxaua Paulo Ricardo.



Lideranças durante falas. (Fotos: ASCOM/CIR).
O tuxaua Helenilson Nicácio Cadete, da região Serra da Lua, entregou um dossiê ao FNDE com informações detalhadas sobre as condições precárias das escolas na região. O documento apresenta registros sobre a infraestrutura das unidades e aponta a necessidade urgente de investimentos.
“Só quem conhece a nossa realidade somos nós que estamos na base. Há muitos anos solicitamos nossas demandas, mas nunca tivemos respostas. A minha escola é precária. Queremos que a emenda da deputada Joênia Wapichana chegue até nossas escolas”, destacou a professora Iana Wapichana, da Escola Estadual Indígena Arnaldo Ambrósio, na comunidade São Domingos, região Serra da Lua.
As lideranças reforçaram que a falta de estrutura adequada compromete o aprendizado das crianças indígenas e pediram celeridade nas ações do governo e dos órgãos federais.
A reunião foi resultado de uma articulação política realizada anteriormente em Brasília, quando as lideranças levaram as demandas diretamente aos órgãos federais responsáveis pela execução das obras educacionais.
Comentários