Iniciou hoje( 20), no Malocão Natalia da Silva Mecias, no Instituto Insikiran, da Universidade Federal de Roraima (UFRR), a Reunião Extraordinária da Organização dos Professores Indígenas de Roraima (OPIRR), com o tema “ Fortalecendo uma Educação Escolar Indígena Diferenciada”.
O coordenador geral do Conselho Indígena de Roraima(CIR), Edinho Batista, participou da mesa de debate que retira o direito de votação das organizações indígenas na escolha da direção do Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena da Universidade Federal de Roraima.
Na ocasião, o coordenador lembrou que o instituto é resultado da luta de lideranças indígenas, e reforçou a importância da consulta das organizações nas escolhas da direção do instituto.
“Com a presença das organizações e do reitor da universidade, é um bom momento de diálogo,para resolver o problema, trazer esse debate para conselho e acabar com essa resolução”, concluiu o coordenador.



A reunião encerra amanhã 21 de julho Fotos: Ascom/Cir
O reitor da Universidade Federal de Roraima(UFRR), Geraldo Ticianele, esteve na reunião e após ouvir o anseio dos presentes sobre o assunto, ele esclareceu que é possivel incluir, um parágrafo único na resolução aprovada no que diz respeito a escolha dos diretores, uma emenda que trata da eleição especifica do Insikiran.
“Nós entendemos a importância da participação dos povos indígenas na escolha de seus pares, então cabe as organizações ou o próprio insikiran ,provocar o presidente do conselho, para que ele leve as modificações a votação do conselho universitário na próxima reunião”.
Durante dois dias ( 20 e 21), serão debatidos temas importantes relacionados ao educação escolar indígena, como o novo ensino médio, a nova matriz curricular e a criação da secretaria estadual de educação escolar indígena.
A coordenadora estadual da Organização dos Professores Indígenas de Roraima (Opir), Rosivânia Demétrio, disse que o momento é de fortalecimento da organização. ” Essa extraordinária vem para nos fortalecer, mostrar que os espaços conquistados foram através de muita luta das nossas lideranças e não podemos retroceder, nossas organizações são as nossas bases”
Fonte: https://cir.org.br/site/2023/07/20/organizacao-dos-professores-indigenas-de-roraima-realiza-reuniao-extraordinaria/
Comentários