A Rede Eclesial Pan-Amazônica torna pública, nesta quinta-feira (26), uma nota sobre o enfrentamento ao novo coronavírus. No texto, a Rede “manifesta profunda preocupação com respeito à defesa da saúde do povo brasileiro e dos habitantes da Pan-Amazônia, neste contexto em que a pandemia se alastra por toda região, provocando morte e medo”.
Assinada pelo presidente da REPAM-Brasil, o cardeal Cláudio Hummes, a nota faz referência ao texto da Campanha da Fraternidade deste ano à Exortação Apostólica Pós-Sinodal “Querida Amazônia”. “A ausência e omissão do Estado na Amazônia, evidente também pela redução dos efetivos dos principais órgãos de defesa dos direitos socioambientais (Ibama, Funai, Sesai, etc.), continua provocando graves danos a esse bioma”, afirma o texto.
A nota ainda encoraja “as comunidades na Amazônia para que tenham máxima prudência e respeito rigoroso às indicações preventivas da Organização Mundial da Saúde” e pede para que todos fiquem em casa. “Protejam suas famílias do contágio e da morte”, é o apelo.
Confira, abaixo, o texto na íntegra. Para acessar o arquivo da nota, clique aqui!
Comentários