Com objetivo de congregar caciques e lideranças em torno da luta pela efetivação dos direitos dos povos indígenas, aconteceu entre os dias 15 a 18 de novembro, a XVI Grande Assembleia Terena, na aldeia Cabeceira, Terra Indígena Nioaque, no município de Nioaque (MS).

Durante os quatro dias de evento, pautas como educação, segurança, sustentabilidade, empreendimentos indígenas, juventude e mulheres, Bancada do Cocar e MPI, fizeram parte das discussões da assembleia. 

Nesta edição da assembleia, teve a presença da Caravana “Participa Parente”, promovida pelo Ministério do Povos Indígenas (MPI) e organizado junto à Apib (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil), com apoio de associações e conselhos indígenas de diferentes regiões para a escolha dos representantes indígenas do Conselho Nacional de Política Indigenista – CNPI.

A cerimônia de abertura contou com a presença da Ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, juntamente com sua comitiva, formada pelo secretário executivo Eloy Terena, o secretário de Saúde Indígena, Weibe Tapeba, a diretora de proteção territorial da Funai, Maria Janete, do coordenador-geral de Promoção do Bem Viver Indígena do MPI, Leosmar Terena, e as deputadas federais Célia Xakriabá, Camila Jara e Vander Loubet.

“A Assembleia do Conselho Terena, não é só do Conselho, não é só do Povo Terena. Por que aqui os povos indígenas do Mato Grosso do Sul participam ativamente das discussões. Eu já participei muito aqui, porém hoje eu tenho um país inteiro para olhar, mas venho aqui e irei em outras para fortalecer o nosso movimento indígena, os territórios. Por isso quero que esses dias sejam de discussão desses temas importantes, de discussão de estratégias para que possamos ter uma ampla participação nas tomadas de decisões. Precisamos estar conectados para avançarmos ainda mais”, disse Sônia Guajajara, durante a abertura.

Compromissos Assumidos 

Durante a assembleia, a ministra assinou duas cartas de compromisso para o Plano de Gestão Territorial Ambiental (PGTA) da Terra indígena de Cachoeirinha, e da Terra indígena Taunay-Ipegue. O acordo é uma iniciativa do Conselho do Povo Terena junto ao Ministério dos Povos Indígenas (MPI).

A ministra também formalizou um Protocolo de intenções com a Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul para a promoção do intercâmbio técnico e institucional para a abertura de um curso de Agroecologia para os povos indígenas da região com previsão de bolsa para os estudantes.

Para o Cacique Joel Marques, da aldeia Cabeceira, a data de abertura e essa edição da Assembleia ficará para sempre nas memórias da comunidade. “Esse encontro aqui hoje representa a nossa grande união na questão política, na questão social, territorial, saúde e na estrutura da comunidade. Quero aproveitar e registrar nosso agradecimento ao Governo do Estado, Governo Federal e municipal, porque esse dia será sempre uma data histórica aqui na nossa comunidade, por ter a presença de todos vocês, para o diálogo. E essa Assembleia significa um avanço na construção das novas políticas públicas, onde vamos incluir as pessoas menos favorecidas em um plano de governo, de ação”, disse Joel; 

Eleição Conselho Terena CNPI

A assembleia do Conselho Terena foi marcada pela eleição dos representantes da organização indígena para o Conselho Nacional de Política Indigenista – CNPI, que foram Sérgio Terena como titular, e a cacica Ana Batista e Luiz Fernando Kadiwéu como suplentes. Sérgio Terena na oportunidade agradeceu a confiança das lideranças e do povo Terena e disse que colhia os frutos da semente que plantou 11 anos antes, quando participou da primeira assembleia de organização dos povos indígenas da região.

Participação do CTI

Com mais de 40 anos de atuação entre os Terena, as antropólogas Carolina Perini da Ação Estratégica Terena, Juliana Noleto do Programa Timbira e o antropólogo, Jaime Siqueira, da Coordenação Executiva, estiveram presentes pelo CTI no evento. Na oportunidade, Jaime Siqueira, participou da mesa sobre sustentabilidade e empreendimentos indígenas. O CTI também apoiou a organização do evento por meio do Projeto Strengthening indigenous networks, organizations and rights in Mato Grosso do Sul, financiado pela Fundação OAK.

Fonte: https://trabalhoindigenista.org.br/conselho-terena-realizou-16-assembleia/

Thank you for your upload