Entre os dias 12 e 14 de julho, a equipe técnica do Centro de Trabalho Indigenista realizou os encontros de encerramento do projeto “Restauração ecológica com agroflorestas em áreas indígenas no Rio Grande do Sul” financiado via RFO pela Transmissora de Energia Sul Brasileira – TESB S/A. 

A modalidade de financiamento é recente no Estado, regulada pela Instrução Normativa SEMA nº 01/2018, por meio da qual a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, orienta o direcionamento de recursos de compensação ambiental oriundos de obras de utilidade pública via Reposição Florestal Obrigatória – RFO para projetos técnicos voltados a ações socioambientais. 

O projeto viabilizou, entre 2020 e 2022, uma série de ações em duas aldeias indígenas no estado: Tekoa Yvaviju (município de Cachoeira do Sul) e Tekoa Guavira Poty (município de Camaquã). Dentre as atividades realizadas destaca-se o apoio e fomento aos roçados tradicionais do povo guarani, permitindo o aumento de sua biodiversidade, o incremento de Sistemas Agroflorestais e o enriquecimento das áreas – com mais de 50 espécies de árvores nativas, além da introdução de meliponicultura e um viveiro de mudas nativas.

Caciques Pedro e Sérgio – Tekoa Guavira Poty e Tekoa Yvaviju respectivamente

No dia 12, no Tekoa Yvaviju (Cachoeira do Sul), realizou-se um pequeno encontro com a presença de representantes da SEMA, da equipe técnica do CTI e da Secretaria de Assistência Social do município. Nessa ocasião, foi lançado o livreto produzido no âmbito do projeto, com informações sobre a comunidade, o trabalho desenvolvido pela mesma e diretrizes para as próximas ações pleiteadas pela comunidade no desenvolvimento comunitário e ambiental.

Livreto Tekoa Yvaviju

Já no dia 14, no Tekoa Guavira Poty (Camaquã), o encontro reuniu diversos atores sociais e governamentais, aproveitando a divulgação do livreto da comunidade para engajar as diversas organizações presentes no apoio às ações nas duas aldeias. Estiveram presentes representantes da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Secretaria Estadual de Educação, Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, membros do Conselho Estadual dos Povos Indígenas – CEPI, Associação de Estudos e Projetos com Povos Indígenas e Minoritários – AEPIM, do Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia de Pelotas – CAPA – Pelotas,  Universidade Federal de Pelotas – UFPEL, Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária – FAPEU/UFSC e representantes da CPFL, empresa controladora da TESB, financiadora do projeto. 

Livreto Tekoa Guavira Poty

Os encontros marcaram o encerramento do primeiro projeto técnico via RFO realizado em territórios indígenas no Estado e consolidam importante meio de cooperação entre comunidades indígenas, poder público, organizações da sociedade civil e empresas privadas no desenvolvimento socioambiental.

Semeadura da palmeira juçara em áreas de nascentes e enriquecimento da mata nativa

Meliponários de abelha jatai

Conheça as publicações dos dois tekoa produzidos durante o projeto:

Livreto Tekoa Yvaviju

Livreto Tekoa Guavira Poty

Fonte: https://trabalhoindigenista.org.br/restauracao-ecologica-guarani-rs/

Thank you for your upload