Brasília (DF), 31/05/2020 – O Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), órgão do Ministério da Defesa, reúne, desde o início de maio, representantes de dez órgãos federais para um trabalho inédito: a integração de informações e dados para o combate a crimes ambientais na Amazônia Legal.
Dez agências, órgãos de segurança pública e de fiscalização ambiental designaram especialistas em análise de dados e imagens de satélites para desenvolver trabalho pioneiro no combate ao desmatamento e garimpo em unidades de conservação e terras indígenas.
Os técnicos atuam em conjunto, reunindo sistemas e bases de dados de suas instituições para gerar informações sobre os ilícitos na Amazônia Legal. Além disso, utilizam imagens atualizadas e de alta resolução feitas por satélites ópticos e de radar de abertura sintética (SAR). As imagens de radar são extremamente eficazes na Amazônia, já que não sofrem interferência de nuvens.
“O Estado brasileiro já dispõe de grande quantidade de dados sobre a Amazônia. O que estamos fazendo é organizar melhor essas informações, de forma a se tornarem mais efetivas para o planejamento e emprego no combate às atividades ilícitas na região”, explicou o diretor-geral do Censipam, José Hugo Volkmer.

esta imagem não possui descrição

Durante a Operação Verde Brasil 2, o grupo produz, a partir do Censipam, relatório técnico com análises dos alvos prioritários para atuação dos Comandos Conjuntos de Príncipe da Beira, Barão de Melgaço e Marechal Soares de Andrea. O Censipam também apoia as operações com drones e analistas de geointeligência, que atuam em campo fornecendo informações sobre os pontos de interesse.

“A partir desse trabalho pioneiro, estamos desenvolvendo metodologia que servirá de base para muitas operações futuras, o que otimizará as ações dos agentes de fiscalização. Com isso, teremos melhor planejamento logístico e ganharemos em eficiência, com a economia de recursos públicos”, explicou Volkmer.

Além de servidores do Censipam, a equipe conta com representantes da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Agência Nacional de Mineração (ANM), Ibama, ICMBio, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Fundação Nacional do Índio (Funai), Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Serviço Florestal Brasileiro.

Operação Verde Brasil 2
A Operação Verde Brasil 2 é coordenada pela Vice-Presidência da República, em apoio aos órgãos de controle ambiental e de segurança pública. A missão deflagrada pelo Governo Federal, em 11 de maio de 2020, visa ações preventivas e repressivas contra delitos ambientais na Amazônia Legal. A determinação presidencial para emprego das Forças Armadas em Garantia da Lei e da Ordem (GLO) foi publicada no Diário Oficial da União por meio do Decreto n° 10.341, de 6 de maio de 2020, e tem validade para o período de 11 de maio a 10 de junho do corrente ano.

Para cumprir a determinação presidencial, o Ministério da Defesa ativou três Comandos Conjuntos. São eles: Comando Conjunto Príncipe da Beira (CCj PB), em Porto Velho (RO); Comando Conjunto Barão de Melgaço (CCj BM), em Cuiabá (MT); e Comando Conjunto Marechal Soares de Andrea (CCj MSA), em Belém (PA). Assim como na Operação Verde Brasil ocorrida em 2019, o Centro de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa coordena as atividades a partir de Brasília (DF). Ainda participam da missão integrantes da Polícia Federal, Policia Rodoviária Federal, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), Força Nacional de Segurança Pública, Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) e Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam).

Por Willian Cavalcanti
Fotos: Verônica Santana

Saiba mais:

Militares apoiam policiais federais em desmonte de garimpo ilegal em Mato Grosso

Agências de fiscalização chegam a bases avançadas apoiadas por militares

Operação Verde Brasil 2 reprime delitos ambientais com foco no desmatamento ilegal

Para acessar fotos da Operação Verde Brasil 2, visite o Flickr da Operação.


Confira os destaques da semana:

Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
(61) 3312-4071

 

 

Fonte: https://www.defesa.gov.br/noticias/69498-censipam-integra-dados-para-combate-a-crimes-ambientais-na-amazonia

Thank you for your upload