Brasília (DF), 11/06/2020 – No Amazonas, os militares profissionais de saúde que atuam no Hospital de Guarnição de Tabatinga comemoraram a cura de 50 pacientes que apresentaram sintomas moderados ou graves do novo coronavírus. Somados aos casos leves, tratados em domicílio, são 243 pessoas que receberam alta e venceram a doença no município localizado no Alto Solimões.

Entre as altas, estava uma paciente indígena da etnia Tikuna. Os familiares a aguardavam ansiosos e festejaram sua vitória com parte da equipe médica. “Nosso pessoal tem trabalhado diuturnamente para garantir assistência hospitalar de qualidade à família militar, sociedade civil e população indígena da região”, relatou o Diretor da unidade hospitalar, Tenente-Coronel Pedro Leopoldo Rouquayrol.

Em São Gabriel da Cachoeira, no município com maior população indígena do Brasil, também no Amazonas, a 2ª Brigada de Infantaria de Selva, participou do esforço para manter os estoques de bolsas de sangue em dia. Já em Rio Claro, São Paulo, mais de 60 atiradores voluntários e integrantes do Tiro de Guerra doaram sangue para a Santa Casa Municipal. O ato de cidadania, civismo e solidariedade contribuiu na reposição do estoque de sangue da Santa Casa.

Militares do Comando Conjunto Bahia descontaminaram áreas do Portos da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), autoridade portuária responsável pela administração e exploração dos portos baianos de Salvador, Aratu-Candeias e Ilhéus. Participaram da ação 36 militares, que foram qualificados no Estágio Básico de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (NBQR), em março deste ano.

A ação contemplou a entrada da sede da Codeba, posto médico, alojamento dos trabalhadores portuários avulsos e os Portões 1, 2 e 3. A equipe também descontaminou alojamentos, oficina, prédio administrativo e Portaria 1 do Porto de Aratu.

Já o Comando Conjunto Rio Grande do Norte e Paraíba desinfectou a Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte e a Secretaria de Administração de Natal, no Rio Grande do Norte. Foram empregados militares habilitados em Estágios de Capacitação ministrados pela Equipe de Resposta Nuclear, Biológica, Química e Radiológica do Comando do 3º Distrito Naval.

COVID_MD_20200611_NOT01_F02.jpeg

Operação COVID-19

O Ministério da Defesa ativou, em 20 de março, o Centro de Operações Conjuntas, para atuar na coordenação e no planejamento do emprego das Forças Armadas no combate à COVID-19. Nesse contexto, foram ativados dez Comandos Conjuntos, que cobrem todo o território nacional, além do Comando Aeroespacial (COMAE), de funcionamento permanente. A iniciativa integra o esforço do governo federal no enfrentamento à pandemia que recebeu o nome de Operação COVID-19.

As demandas recebidas pelo Ministério da Defesa, de apoio a órgãos estaduais, municipais e outros, são analisadas e direcionadas aos Comandos Conjuntos para avaliarem a possibilidade de atendimento. De acordo com a complexidade da solicitação, tais demandas poderão ser encaminhadas ao Gabinete de Crise, que determinará a melhor forma de atendimento.

Para acessar fotos da Operação COVID-19, visite o Flickr da Operação.

Por Tenente Vanessa Rosana, com informações dos Comandos Conjuntos.
Fotos: divulgação Forças Armadas

Saiba mais:

Estação Rádio da Marinha distribui pela terceira vez kits de alimentos para famílias de beneficiados pelo PROFESP
Ribeirinhos do Arquipélago de Marajó serão beneficiados com 16 mil cestas básicas
Segunda comunidade indígena atendida por militares da saúde não apresenta registro do novo coronavírus

Confira os destaques da semana:

 

Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
(61) 3312-4071

Fonte: https://www.gov.br/defesa/pt-br/assuntos/noticias/ultimas-noticias/profissionais-de-saude-do-hospital-de-guarnicao-de-tabatinga-no-amazonas-comemoram-curas-de-pacientes-com-covid-19

Thank you for your upload