Hoje, 19 de julho de 2023, na Casa do Saber da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (FOIRN), representante legítima dos 23 povos, presenciou um marco histórico: o lançamento da Constituição Brasileira traduzida na língua Yëgatu, Sanção da Lei Estadual de Cooficialização das cinco línguas Indígenas do Rio Negro no Estado do Amazonas e Lançamento do Protocolo de Consulta dos Povos e Comunidades Indígenas do Rio Negro.

Isso reflete os valores e aspirações de um povo em busca de justiça, igualdade e progresso. Neste momento único, as raízes ancestrais encontram-se com os princípios democráticos, dando continuidade à luta e resistência pelos direitos dos povos originários, que buscam seus direitos e liberdades. Que essas palavras ecoem pela nação, unindo corações e mentes em prol de um futuro próspero e inclusivo para todos.

Contamos com a presença de autoridades do Governo Estadual, Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, Ministra do STF, Cármen Lúcia, Ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, Presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI), Joênia Wapichana e o Governador em exercício, Tadeu de Souza Silva, além de outras autoridades e autarquias no evento.

Fonte: https://foirn.wordpress.com/2023/07/19/19-de-julho-a-nossa-luta-e-resistencia-sao-reconhecidas-exemplo-a-ser-seguido-a-outros-povos-indigenas-do-brasil/

Thank you for your upload