Deputada alega racismo, misoginia e quebra de decoro após ser chamada de ‘cosplay de pavão’ por colega

A deputada Célia Xakriabá durante a sessão em que foi atacada por Kim Kataguiri – Reprodução Câmara dos Deputados

João Gabriel

Brasília

A deputada federal Célia Xakriabá (PSOL-MG) afirmou que vai acionar o Ministério Público e o Conselho de Ética da Câmara contra Kim Kataguiri (União Brasil-SP) por racismo, misoginia e quebra de decoro parlamentar, após ataques sofridos durante a votação do projeto que flexibiliza e simplifica o licenciamento ambiental, na madrugada desta quarta-feira (16) para quinta (17).

No plenário, Kataguiri a chamou de “cosplay de pavão”, em referência às penas que a deputada usa no cocar, o que deu início a um empurra-empurra.

Antes, Rodolfo Nogueira (PL-MS) perguntou como funciona o licenciamento ambiental para abater os pavões —sem citar a colega.

Ela, por sua vez, chamou Kataguiri de “deputado estrangeiro e reborn”.

“O que vimos foi a tentativa de silenciar uma mulher indígena por meio do racismo e da misoginia. Quando atacam meu cocar, não estão atacando um adorno. Estão atacando a identidade de um povo inteiro, a ancestralidade que carrego e o direito de ocupar esse espaço com dignidade”, disse Xakriabá nesta quinta.

Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/blogs/brasilia-hoje/2025/07/celia-xakriaba-vai-acionar-conselho-de-etica-e-ministerio-publico-contra-kim-kataguiri.shtml