Luciano Huck, Anitta e o cacique Raoni em reportagem exibida na Globo neste domingo (21) – Reprodução/Globo
- Apresentador foi criticado por pedir que indígenas não usassem celular e roupas ‘comuns’
- Produção com Anitta e cacique Raoni foi ao ar neste domingo (21)
São Paulo
A Globo exibiu neste domingo (21) uma reportagem especial gravada com Luciano Huck e Anitta no Parque Indígena do Xingu, em agosto. O apresentador havia sido alvo de críticas por criticado por falas consideradas preconceituosas nos bastidores da gravação, e internautas apontaram a ausência de uma retratação durante a exibição do material.
Em um vídeo divulgado nas redes sociais antes da reportagem ir ao ar, Huck pede que moradores da aldeia não apareçam com celulares nas mãos nem utilizem roupas “comuns” durante as gravações. “Limpa a cultura de vocês aí”, disse o apresentador, afirma o apresentador. As declarações motivaram notas de repúdio de associações indígenas.
Neste domingo, a reportagem exibiu a visita de Huck e Anitta à aldeia Ipatsé, do povo Kuikuro, uma das 49 aldeias do Parque do Xingu. Os representantes falaram sobre o povo e sobre a importância da preservação da cultura e do território indígena, mas não deixaram de aparecer com roupas “comuns” e usando celulares.
Durante uma cerimônia com dança tradicional, Anitta foi convidada pelas mulheres da aldeia a participar do ritual. A cantora demonstrou preocupação antes de se juntar ao grupo, mas ouviu que o gesto representava uma valorização da cultura local. O apresentador e a cantora também receberam pinturas tradicionais como forma de boas-vindas.
Em seguida, foi exibida a visita da equipe ao cacique Raoni, na aldeia Kapôt. O encontro entre Anitta, Huck e o líder indígena foi ao ar sem qualquer menção à polêmica ou às notas de repúdio divulgadas por associações indígenas. A foto tirada pelo grupo também foi exibida.
“Nesta terra o nosso criador vivia com os nossos ancescestrais, mas os brancos esquecem disso e acham que a terra é deles”, disse o cacique Raoni, que falou também sobre a importãncia da preservação das florestas para a manutenção da temperatura da Terra.
Durante a exibição, internautas reclamaram da ausência de uma retratação por parte de Huck. “Hoje está passando a reportagem do Luciano Huck na aldeia indígena no Xingu e absolutamente não houve nenhuma retratação sobre as críticas pertinentes. Você precisa se mancar”, escreveu uma usuária do X.
Após o fim da reportagem, o apresentador reiterou o que já havia dito após a repercussão do vídeo. “Queria reafirmar o meu compromisso com a causa indígena. Eu fui, eu sou e vou continuar sendo aliado”, disse.
Comentários