Bruno Pereira e Dom Phillips estão desaparecidos desde o dia 5, após uma incursão pelo rio nas proximidades da terra indígena

SÃO PAULO

Desaparecidos desde o último dia 5, o indigenista Bruno Pereira, 41, e o jornalista britânico Dom Phillips, 57, passaram por regiões do Vale do Javari que viraram pontos-chaves para a investigação sobre o paradeiro da dupla no Amazonas.

Manifestantes seguram faixa com as imagens do jornalista Dom Phillips e do indigenista Bruno Pereira – Evaristo Sá – 9.jun.22/AFP

Folha percorreu no sábado (11) o trecho do rio Itaquaí navegado por Pereira e Phillips, de Atalaia do Norte até o lago do Jaburu, onde há uma casa que serve de base ao projeto de vigilância indígena mantido pela Univaja (União dos Povos Indígenas do Vale do Javari).

Após visita a uma base da Funai no lago do Jaburu, Pereira e Phillips pararam na comunidade São Rafael para uma reunião com um pescador conhecido como Churrasco —conversaram com a esposa dele, já que ele não se encontrava no local.

Em seguida, seguiram viagem pelo rio Itaquaí em direção a Atalaia do Norte, mas desapareceram no trecho. Segundo a Univaja, o trajeto deveria durar cerca de duas horas.

Os dois foram avistados por moradores da comunidade São Gabriel, situada mais adiante no trajeto pelo rio, mas já em uma terceira localidade, conhecida como Cachoeira, os relatos obtidos por equipes de busca dão conta de que os moradores não os viram.

Nesta segunda (13), o presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou haver indícios de que o indigenista o jornalista tenham sido submetidos “a alguma maldade”.

“Os indícios levam a crer que fizeram alguma maldade com eles, porque já foram encontrados boiando no rio vísceras humanas que já estão em Brasília para fazer DNA”, afirmou.

Veja abaixo pontos-chaves sobre a investigação dos desaparecidos: https://www1.folha.uol.com.br/poder/2022/06/mapa-indica-pontos-chaves-sobre-investigacao-de-desaparecidos-no-am-veja.shtml

Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/poder/2022/06/mapa-indica-pontos-chaves-sobre-investigacao-de-desaparecidos-no-am-veja.shtml

Thank you for your upload