Após recitar Deut 20:19, Uri Lam afirmou que o resto de seu canto deveria ser entendido ‘com o coração’

SÃO PAULO

“Não destrua suas árvores manejando o machado contra elas. Você pode comer delas, mas não derrubá-las. Pois são as árvores do campo humanas, para que consigam se retirar quando você sitiar a cidade?”, recitou o rabino Uri Lam, da Congregação Israelita Templo Beth-El, em São Paulo, em início de uma oração em homenagem a Dom Phillips e Bruno Pereira.

O trecho é uma passagem do livro de Deuteronômio (capítulo 20, versículo 19), o quinto livro da Torá. O rabino, então, afirmou que a outra parte de seu canto deveria ser entendida “com o coração”. “Eu não sei o significado, está numa língua indígena, que eu não conheço. Só consigo cantar, e com o coração”, conclui, antes de entoar o canto.

O canto indígena era entoado por Bruno. Um trecho viralizou nas redes após seu desaparecimento.

Beatriz Matos, viúva do indigenista Bruno Pereira, compartilhou a homenagem em seu Twitter.

O professor Michel Gherman, em seu Twitter, explicou o significado do kadish na tradição judaica. “Não precisamos de harmonia, mas de justiça”, disse após falar sobre a simbologia da atitude do rabino Uri Lam.

O canto emocionou internautas.

Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/blogs/hashtag/2022/06/rabino-homenageia-dom-e-bruno-com-canto-indigena-e-viraliza-nas-redes.shtml

Thank you for your upload