O cacique Raoni, que estará na Casa Folha durante a Flip 2024 – Gabriela Biló/Folhapress
Programação gratuita do jornal em Paraty, de quinta (10) a domingo (13), inclui colunistas, jornalistas da casa e convidados
São Paulo
Como é tradição desde 2011, a Folha organiza durante a Flip uma casa com programação própria em Paraty, no Rio de Janeiro, trazendo colunistas, jornalistas da casa e alguns dos principais intelectuais em atividade.
A Casa Folha deste ano terá, por exemplo, a presença do cacique Raoni, uma das principais lideranças indígenas do país, e do escritor Mohamed Mbougar Sarr, primeiro senegalês a vencer o prestigioso prêmio Goncourt por “A Mais Recôndita Memória dos Homens”.
Dois dos convidados de maior destaque da festa deste ano, eles serão entrevistados respectivamente no sábado, 12 de outubro, e no domingo, 13. Haverá dez mesas a partir da próxima quinta, dia 10, todas elas abertas e gratuitas, no endereço cativo do jornal na rua do Comércio, 8, ao lado da praça da Matriz, no centro histórico da cidade.
A programação começa com um encontro com Ruy Castro, colunista que recentemente foi eleito imortal da Academia Brasileira de Letras e lançou um compilado de suas crônicas sobre Tom Jobim. Depois, a regra serão diálogos entre autores com afinidades entre si.
Depois de Castro, duas jornalistas conversam sobre o trabalho de biografar grandes mulheres —Francesca Angiolillo prepara um livro sobre Tarsila do Amaral e Raquel Cozer, um sobre Lygia Fagundes Telles, ambos para a Companhia das Letras. E em seguida, as colunistas Bianca Santana e Vera Iaconelli conversam sobre a arte de escrever artigos a quente para o jornal, seja sobre temas leves ou debates urgentes.
A sexta-feira começa com um encontro entre a matemática e a língua portuguesa, representadas pelos colunistas Marcelo Viana e Sérgio Rodrigues, que lançaram livros buscando tornar suas disciplinas de especialidade palatáveis aos leitores.
O dia continua com uma conversa que une o sagrado e o profano entre a jornalista Anna Virginia Balloussier, especialista em religião e autora de “O Púlpito”, e a escritora Bruna Maia, do blog X de Sexo. Para encerrar a sexta, a colunista Tati Bernardi faz uma versão ao vivo do podcast Meu Inconsciente Coletivo, sobre psicanálise e as neuroses modernas, com o psicólogo Christian Dunker.
O fim de semana abre com uma discussão sobre os riscos à democracia brasileira representados pelo bolsonarismo e os ataques de 8 de janeiro de 2023. Quem debate são os colunistas Celso Rocha de Barros e Marcus André Melo.
À tarde, depois do encontro com Raoni, vem uma conversa entre a ativista indígena Txai Suruí, também colunista, e o jornalista Tiago Rogero, autor do “Projeto Querino”, nascido como podcast e agora lançado em livro. A programação termina com Sarr, às 12h de domingo, com tradução simultânea. Não haverá transmissão virtual das mesas.
O evento também funciona como lançamento da plataforma de streaming CasaFolha, iniciativa do jornal que veicula cursos exclusivos de grandes nomes de áreas como economia, comportamento e empreendedorismo.
Durante toda a Flip, será possível encontrar na casa a edição impressa do jornal, exemplares da Coleção Folha e outros produtos, além de livros de autoria dos convidados. Assinantes do jornal também poderão tomar um café oferecido pela Folha em espaço exclusivo.
Veja a programação completa
QUINTA-FEIRA, 10
10h
Crônicas de um imortal
Ruy Castro
mediação: Maurício Meireles
15h
Biografia, gênero feminino
Francesca Angiolillo e Raquel Cozer
mediação: Fernanda Mena
18h30
Felicidades ordinárias
Bianca Santana e Vera Iaconelli
mediação: Paola Ferreira Rosa
SEXTA-FEIRA, 11
10h
ABC, 123
Marcelo Viana e Sérgio Rodrigues
mediação: Paola Ferreira Rosa
15h
Não aprendi a dizer amém
Anna Virginia Balloussier e Bruna Maia
mediação: Bárbara Blum
18h30
Meu inconsciente coletivo
Tati Bernardi e Christian Dunker
SÁBADO, 12
10h
A democracia por um fio?
Celso Rocha de Barros e Marcus André Melo
mediação: Patrícia Campos Mello
15h
Memórias de um cacique
Raoni Metuktire
mediação: Fernanda Mena
18h30
A nova história do Brasil
Txai Suruí e Tiago Rogero
mediação: Paola Ferreira Rosa
DOMINGO, 13
12h
Literatura, um mistério
Mohamed Mbougar Sarr
mediação: Walter Porto
Comentários