Busca por melhores condições de vida não significa perda de identidade étnica

Marcelo Xavier

Delegado da Polícia Federal, é presidente da Funai (Fundação Nacional do Índio)

Será mantendo o foco no etnodesenvolvimento, na promoção da autonomia indígena e no incentivo à geração de renda nas aldeias que, mais uma vez, a Fundação Nacional do Índio (Funai) participará de uma iniciativa inovadora: o lançamento da plataforma exclusiva de e-commerce indígena “Maeí”. Essa ferramenta simboliza o desejo das populações indígenas de ter liberdade para produzir e comercializar livremente seus produtos.

Castanha do Brasil e café produzidos pelas etnias Cinta Larga e Paiter-Suruí, de Rondônia, e artesanato confeccionado pelas etnias Kaingang, de Santa Catarina, e pelas etnias Kamayurá e ​Yawalapiti, do Parque Indígena do Xingu (MT), serão alguns dos itens à disposição dos interessados. A produção sustentável desenvolvida pelos indígenas será gradativamente inserida na plataforma a ser lançada nesta semana em Brasília pelo Instituto Moara, com o apoio da Funai.

É uma imensa conquista poder impulsionar as atividades produtivas nas aldeias, contribuindo para que os indígenas brasileiros melhorem de vida e alcancem a independência econômica. A Funai irá atestar que os itens são produzidos por indígenas. Haverá uma certificação digital de originalidade dos produtos, e a monetização majoritariamente será revertida para os indígenas.

A plataforma contará com descrição detalhada dos produtos, informações sobre a etnia responsável, a origem da matéria-prima e a técnica empregada. Tudo isso agrega ainda mais valor aos produtos ofertados, o que representa um grande avanço para o etnodesenvolvimento brasileiro.

Destaco que o etnodesenvolvimento é o grande futuro para as terras indígenas, pois possibilita aliar autonomia, geração de renda e sustentabilidade a fim de promover a dignidade. As atividades produtivas desenvolvidas de forma responsável nessas áreas permitem aos indígenas melhorar de vida, sempre com respeito aos usos, costumes e tradições de cada etnia.

Ritual da Lua Cheia na Terra Indígena Potiguara, em Baía da Traição, na Paraíba

No período colonial, rituais foram reprimidos ou proibidos, tanto pelos administradores portugueses, quanto pelos catequizadores. Hoje, a relação com a polícia é relativamente pacífica, mas ainda existe preconceito

 VOLTAR

Vários são os exemplos de etnodesenvolvimento exitosos em todo o Brasil, como o plantio de grãos das etnias Paresi, Nambikwara e Manoki, e o cultivo de arroz pelos Xavante e pelos Bakairi, em Mato Grosso; a produção de café pelos Paiter-Suruí e de castanha pelos Cinta Larga, em Rondônia; a pesca esportiva no Parque do Xingu (MT); o manejo do pirarucu por indígenas Paumari, no Amazonas; a produção de camarão pelos Potiguara, na Paraíba; e o cultivo de erva-mate por comunidades Guarani e Kaingang no Sul do país.

E cabe aqui reafirmar: a busca por melhores condições de vida não significa perda de identidade étnica. O índio não deixa de ser índio por querer prosperar e melhorar de vida. Pelo contrário. Quem tem que dizer o que deseja ou não é o próprio indígena. As escolhas devem ser feitas por eles.

Indígenas usam drones, GPS e aplicativos para proteger a floresta

Treinamento com drones para indígenas da Terra Indígena Uru-Eu-Wau-Wau, realizado em Porto Velho, Rondônia, pelo WWF em dezembro de 2019

 VOLTAR

Reforço que a nova Funai é parceira dos indígenas nos projetos e está aqui para conscientizá-los e orientá-los corretamente na direção mais segura para realizar suas atividades. Desse modo, desejo que possamos seguir conquistando novos patamares, com otimismo e perseverança, encarando os desafios de frente.

TENDÊNCIAS / DEBATES
Os artigos publicados com assinatura não traduzem a opinião do jornal. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e mundiais e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.​

Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2022/08/e-commerce-exclusivo-garantira-liberdade-economica-a-indigenas.shtml

Thank you for your upload