O Acordo de Cooperação Técnica entre Funai e o Instituto Federal do Pará (IFPA), campus Marabá, vai atender 101 estudantes indígenas da etnia Parakanã habilitados nos cursos de Agroecologia Indígena (67 vagas) e Magistério Indígena (34 vagas), modalidade de educação de jovens e adultos – Proeja. No mês de fevereiro aconteceram as entrevistas com os candidatos habilitados no processo seletivo do Instituto.

Cinco professores do IFPA passaram dois dias na Terra Indígena Parakanã para conversar com os jovens indígenas, que foram perguntados sobre como o curso poderá contribuir para ajudar a comunidade onde vivem. Moroyroa Parakanã, da aldeia Paranoá, disse esperar se aperfeiçoar na língua portuguesa. “O curso é muito importante para ajudar as nossas comunidades a aprender e trazer melhorias para as escolas, ensinar mais os alunos e lutar pelo nosso direito. E também Fortalecer a nossa cultura e ajudar as lideranças resolver as coisas fora da aldeia”, disse MOroyroa.

De acordo com o coordenador regional do Baixo Tocantins, Marcelo Mello de Menezes, a Funai articulou a proposta do curso com o IFPA “considerando a importância de se oferecer uma educação que considera as especificidades culturais e a língua materna no ensino profissionalizante para a população indígena. “O fato de os cursos serem realizados dentro do território indígena proporciona aos indígenas a garantia de valorização de sua cultura e costumes. Isso possibilita a eles permanecer no convívio com suas famílias e estar próximos às atividades das aldeias”, salientou Menezes.

 

 

Fonte: http://www.funai.gov.br/index.php/comunicacao/noticias/5918-acordo-entre-funai-e-ifpa-beneficia-mais-de-100-indigenas-parakana-com-cursos-tecnicos-no-sudeste-do-para

Thank you for your upload