Com o apoio da Coordenação Regional de Minas Gerais e Espírito Santo, a Funai adquiriu matéria-prima para mulheres indígenas confeccionarem 15 mil máscaras de proteção que serão distribuídas gratuitamente nas comunidades da Terra Indígena Xacriabá, em Minas Gerais. Indígenas Tuxá, na Bahia, também iniciaram a produção de 5 mil máscaras.

No norte de Minas, costureiras de seis aldeias Xacriabá vão produzir as máscaras em suas próprias residências, com maquinário pessoal. O fornecimento dos insumos deve beneficiar uma população de cerca de 7,5 mil indígenas em situação e vulnerabilidade social, distribuída por 37 aldeias da região. Já no munícipio de Rodelas, Bahia, oito costureiras da etnia Tuxá iniciaram a confecção dos itens com o suporte da Coordenação Baixo São Francisco, que realizou a compra descentralizada de máquinas de costura, além dos materiais necessários à produção.

 

xacriaba a ed

Costureiras do Povo Xacriabá produzem 15 mil máscaras para suas aldeias em MG

Todas as máscaras possuem três camadas, contendo duas de tecido 100% algodão e uma camada de TNT – tecido artificial, de acordo com o que estabelece a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Os indígenas também recebem orientação de servidores da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) sobre a forma correta de uso e higienização das máscaras.

O coordenador regional de Minas Gerais e Espírito Santo, André Sucupira, relata que “em conjunto com as lideranças indígenas, a Funai busca ampliar e viabilizar o acesso das comunidades indígenas a esses itens de proteção, especialmente pelo fato do Povo Xacriabá viver em uma região de baixo desenvolvimento social e econômico”.

Assessoria de Comunicação / Funai

com informação das coordenações regionais

Baixo São Francisco e Minas Gerais – Espírito Santo

 

 

Fonte: http://www.funai.gov.br/index.php/comunicacao/noticias/6183-com-apoio-da-funai-mulheres-indigenas-de-mg-e-ba-produzem-20-mil-mascaras-de-protecao

Thank you for your upload