Brasília, 06/03/2023 – Começou, nesta segunda-feira (6), a última etapa do censo na Terra Indígena Yanomami. O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) participa da operação, por meio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que cedeu dois helicópteros para as equipes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que trabalham no recenseamento da região.
Ciente da importância da conclusão do censo para a realização de políticas públicas para os povos indígenas, o Governo Federal montou uma força-tarefa interministerial para finalizar o trabalho de coleta de dados em apenas 30 dias. Liderada pelo Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO), a ação conta ainda com as participações dos ministérios dos Povos Indígenas , da Saúde, da Defesa e da Casa Civil.
No ano passado, por causa da falta de transporte aéreo, o IBGE só conseguiu consultar cerca de metade da população Yanomami. As aeronaves da PRF vão ajudar a concluir o trabalho nas áreas com acesso mais difícil, possível apenas em voos de helicóptero. Serão visitadas 169 aldeias em Roraima e três no Amazonas.
A cessão dos helicópteros foi formalizada em cerimônia realizada na semana passada. De acordo com o ministro Flávio Dino, a medida foi um pedido das ministras dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, e do Planejamento, Simone Tebet.
Benefícios
Por meio do censo, será possível identificar, de forma precisa, a população da Terra Yanomami, as características demográficas dos povos que ali vivem e suas principais demandas. A conclusão da pesquisa permitirá, por exemplo, um planejamento mais assertivo em assistência à saúde, dimensionando, entre outras ações, a quantidade necessária de vacinas para as aldeias.
Fase de apuração
O IBGE encerrou na terça-feira passada (28) a cobertura da coleta domiciliar do Censo Demográfico. Ao todo, 189.261.144 pessoas foram recenseadas (91%), levando-se em conta a prévia da população. Ainda na semana passada, o instituto iniciou a etapa de apuração e análise dos dados coletados. A divulgação dos primeiros resultados do censo está prevista para o final de abril, já com os dados da Terra Yanomami inclusos.Categoria
Justiça e Segurança
Comentários