Na última quarta-feira (04), ocorreu a entrega oficial da Casa de Artesanato Indígena para a comunidade Kaingang da Aldeia Jamã Ty Tanh, de Estrela/RS, no âmbito do Plano Básico Ambiental referente à duplicação da BR 386.
Com a presença de representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes(DNIT), da Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (FAPEU), do Ministério Público Federal de Lajeado/RS e do Coordenador Regional da Funai de Passo Fundo, Lauriano Ártico, a solenidade contou com a participação de toda a comunidade Kaingang de Estrela/RS, em especial das crianças da aldeia.
Os Kaingang da Aldeia Jamã Ty Tanh foram contemplados pelo PBA referente à duplicação da BR 386, com a construção de escola comunitária, centro cultural e casa de artesanato, visando o fortalecimento étnico da comunidade Kaingang.
Situada às margens da BR 386, a Casa de Artesanato da Aldeia Jamã Ty Tanh servirá como ponto de comercialização de artesanato tradicional indígena, confeccionado com cipós, taquaras, sementes, porongos e demais matérias-primas sustentáveis, a fim de garantir a geração de renda comunitária aos integrantes da Aldeia.
Fruto da histórica luta da cacique Maria Antônia Soares da Silva, a Aldeia Jamã Ty Tanh configura-se atualmente como um local onde o povo indígena Kaingang consegue manter suas tradições ancestrais, garantindo a subsistência comunitária e o fortalecimento étnico Kaingang.
Comentários