Com 33 anos dedicados à causa indígena, Azelene Inácio, traz a experiência com o assunto e o cuidado com as comunidades indígenas no interior do Brasil. Hoje à frente da Coordenação Regional cuja sede fica em Chapecó-SC, a servidora de carreira da Funai é a entrevistada da semana para o informativo Mais Funai. Confira a entrevista.
Pergunta:
 Quais são as principais atividades da Coordenação Regional Interior Sul atualmente?

Resposta: todas as ações administrativas necessárias à boa administração dos recursos públicos para orientar as nossas comunidades na direção do desenvolvimento, a caminho da conquista da autonomia econômica e social.

Pergunta: Quais as ações da CR Interior Sul em relação ao enfrentamento à Covid-19 nas aldeias?

Resposta: A parceria com a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) proporciona conscientizar as comunidades da necessidade de permanecerem, o máximo possível, dentro das aldeias para evitar o contágio; em conscientizá-los sobre as medidas de higiene e também na higienização das cestas básicas que são entregues para as famílias indígenas.

Pergunta: Quais são os projetos de etnodesenvolvimento que contam com apoio da CR Interior Sul?

azelene c ed

O presidente da Funai, Marcelo Xavier, durante o Encontro de Agricultores Indígenas da Região Sul

Resposta: Projetos voltados para a aquisição de maquinário agrícola para a produção em larga escala na Terra Indígena Xapecó, o que inclui a aquisição de tratores e lonas para esterqueiras, porque os indígenas possuem criação de gado leiteiro. Assim como também apoiamos as demais terras indígenas com óleo diesel e sementes (em menor quantidade), já que grande parte das famílias indígenas financiam os insumos para a produção, maquinários e orientação técnica.

Pergunta: Quais os pontos que a Sra. gostaria de destacar da sua gestão na CR Interior Sul?

Resposta: Em dezembro de 2019 realizamos o “Primeiro Encontro de Agricultores Indígenas da Região Sul”, que contou com a presença do presidente da Funai, Marcelo Xavier. No evento debatemos estratégias para enfrentar os problemas que impedem ou dificultam o desenvolvimento das nossas comunidades.

Pergunta: Quais são os desafios enfrentados pela CR Interior Sul?

Resposta: Enfrentamos o desafio de termos tido nossa sede interditada pela Defesa Civil, por estar em avançado estado de desgaste. Conseguimos, com o apoio da Diretoria de Administração e Gestão (DAGES) e da Presidência, implantar a nova sede da CR Interior Sul. O desafio foi evitar problemas na execução dos nossos recursos, e ainda assim, no período de interdição, executarmos o orçamento da CR Guarapuava. O desafio de agora em diante é enfrentar a pandemia do Covid-19 sem que haja contaminação das nossas comunidades, e continuar apoiando as ações que promovam o desenvolvimento delas.

Assessoria de Comunicação / Funai

 

 

Fonte: http://www.funai.gov.br/index.php/comunicacao/noticias/6096-confira-a-entrevista-com-azelene-inacio-coordenadora-regional-do-interior-sul