A presidenta Joenia Wapichana [de vestido verde], com lideranças dos povos do Amapá (Foto: Matheus Filipe/Funai)

Uma série de reivindicações do Conselho de Caciques dos Povos Indígenas do Oiapoque (CCPIO) foram apresentadas à presidência da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) nesta terça-feira (20). As lideranças estiveram reunidas com a presidenta da Fundação, Joenia Wapichana, na Sede do órgão em Brasília (DF), para debater importantes questões dos povos Galibi Kalinã, Galibi Marworno, Karipuna e Palikur, que vivem nas Terras Indígenas Uaçá, Juminá e Galibi, no estado do Amapá.

Na reunião, os representantes indígenas levaram à presidenta três principais questões: a preocupação das comunidades com os impactos da BR-156 nas aldeias da Terra Indígena Uaçá, por onde passa a rodovia; a reivindicação de apoio à produção de alimentos em seus territórios; e a necessidade da consulta aos povos indígenas locais sobre a possível prospecção de petróleo no litoral do Amapá.

Durante a reunião, a presidenta da Funai acionou as áreas técnicas que vão atender diretamente às solicitações apresentadas: a Coordenação-Geral de Licenciamento Ambiental (CGLIC) e a Coordenação-Geral de Promoção ao Etnodesenvolvimento (CGETNO), ambas ligadas à Diretoria de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável (DPDS) do órgão indigenista.


Assessoria de Comunicação / Funai

Tags: DiálogoCooperaçãoPovos IndígenasSegurança Alimentar

Fonte: https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2023/conselho-de-caciques-dos-povos-indigenas-do-oiapoque-levam-reivindicacoes-a-funai