Fotos: EPPG FGV/Coiab

Coordenadores regionais da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) participam do II Workshop de Gestão Pública para Lideranças Indígenas, dos dias 3 a 15 de julho, em Brasília (DF). Durante duas semanas, os convidados atuarão em oficinas voltadas para o desenvolvimento de habilidades e atitudes necessárias para a atuação no setor público, envolvendo habilidades de liderança, de domínio das ferramentas de tomada de decisão e de resolução de desafios reais da administração pública.

A primeira edição do workshop ocorreu em abril desse ano, e também contou com a participação de coordenadores regionais da fundação. Realizada pela Escola de Políticas Públicas e Governo da Fundação Getulio Vargas (FGV EPPG), a iniciativa é liderada pela Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab) e Centro Amazônico de Formação Indígena (CAFI), e conta ainda com o apoio da The Nature Conservancy e WWF-Brasil.

A FGV EPPG de Brasília atua como fornecedora de espaços de diálogo onde as lideranças indígenas realizam trocas de conhecimentos com professores, pesquisadores, gestores públicos e formuladores de políticas públicas num processo mútuo de aprendizado na construção de políticas públicas que definitivamente integrem as comunidades indígenas como legítimos protagonistas no espaço institucional brasileiro.

O ano de 2023 marca o início de um momento crucial na história do Brasil, no qual as comunidades indígenas passam a ter acesso direto ao processo de tomada de decisão nas políticas públicas voltadas a seus povos. Nesse contexto, o Workshop sobre Gestão Pública para Lideranças Indígenas representa um espaço de preparação de profissionais indígenas para ocupar cargos-chave no Ministério dos Povos Indígenas, nas Coordenações Regionais da Funai e nos Distritos Especiais Sanitários da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai).

A ocupação de cargos públicos por indígenas é resultado de uma longa luta das organizações indígenas, que buscam a participação efetiva e a representatividade de seus povos nos espaços de poder. Essa oportunidade histórica reflete um avanço na valorização das vozes indígenas e na busca por uma gestão pública mais inclusiva e sensível às necessidades das comunidades indígenas.

Os temas de interesse são soberania alimentar, saneamento, políticas ambientais, fundiárias, fortalecimento de economias locais, cuidados com mulheres indígenas, entre outros. O 2º Workshop sobre Gestão Pública para Lideranças Indígenas representa um marco na busca pela participação ativa e influência das comunidades indígenas nas políticas públicas.

Para o coordenador regional de Centro Leste do Pará, Luís Xipaia, que participa do evento, “essa iniciativa representa uma chance de fortalecer a representatividade indígena, garantir a proteção dos direitos indígenas e promover o desenvolvimento sustentável de suas terras e culturas”.

Assessoria de Comunicação/Funai
Com informações de Correio Braziliense

Fonte: https://www.gov.br/funai/pt-br/coordenadores-regionais-da-funai-participam-do-ii-workshop-de-gestao-publica-para-liderancas-indigenas