Com atuação em 90 aldeias indígenas nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, a Coordenação Regional Litoral Sudeste tem atuado junto às organizações da sociedade civil e aos órgãos públicos para alinhar ações de prevenção ao coronavírus nas aldeias. contágio.”O objetivo é salvaguardar a saúde das etnias e diminuir as possibilidades de contágio”, afirma o coordenador da CR Litoral Sudeste, Roberto Cortez de Sousa.

As sete Coordenações Técnicas Locais (CTLs) sob jurisdição da Coordenação Regional são responsáveis pelo atendimento aos povos Guarani M’Byá, Tupi Guarani, Terena, Kaingang e Krenak. No Estado do Rio de Janeiro, a CTL Paraty solicitou à Prefeitura local uma planilha de todos os benefícios estendidos à Aldeia Sapukai para acompanhar a distribuição de cartões de aquisição de alimentos a 94 famílias indígenas do município fluminense.

 

“Além disso, servidores da CTL têm orientado os grupos voluntários sobre as restrições de contato com os indígenas. Essas diretrizes devem ser rigorosamente seguidas mesmo em atividades de ajuda humanitária”, destaca o chefe da Coordenação Técnica Local de Paraty, Cristino Machado. As demais CTLs também têm realizado procedimentos equivalentes, considerando as peculiaridades de cada comunidade indígena.

Assessoria de Comunicação Social

com informações da CR Litoral Sudeste

 

 

 

Fonte: http://www.funai.gov.br/index.php/comunicacao/noticias/5981-etniaguarani

Thank you for your upload