Criação de abelhas, peixes e etnoturismo. Não é só de soja com que se desenvolvem os povos indígenas do Mato Grosso. O coordenador regional de Cuiabá, Benedito Garcia Araújo, apresenta as muitas atividades do etnodesenvolvimento responsáveis pela geração de renda e bem-estar das etnias locais. Confira mais uma entrevista da série sobre as Coordenações Regionais da Funai para o Abril Indígena 2020.

Pergunta: Quais são os principais projetos de etnodesenvolvimento nas aldeias que contam com apoio da CR Cuiabá?


Resposta:
 Entre os projetos propostos pela CR Cuiabá, destaco o “Apoio à formação e adensamento de quintais produtivos nas aldeias”, que estimula a formação de quintais produtivos e promove um sistema de cultivo de frutíferas, grãos e raízes. Esse projeto alia sustentabilidade econômica e ambiental com aspectos culturais. Outra iniciativa para a geração renda é a “Estruturação de Plano de Visitação em Terras Indígenas” voltada para a elaboração de Planos de Visitação nas Terras Indígenas Umutina, Tereza Cristina e Santana.

cuiaba e ed

Benedito Garcia [de camisa vermelha ao fundo] se reúne com indígenas e servidores da Funai e do Ibama (foto: Mário Vilela/Funai)

Outros projetos que merecem destaque são a “Colheita da Soja Preta: Projeto Matsene Kalore da Terra Indígena Utiariti do Povo Indígena Paresi”, cuja execução vem sendo acompanhada pela CR Cuiabá; o de “Abelhas do Povo do Vale” e o de “Peixes do Povo do Vale”. Projetos que buscam a promoção do etnodesenvolvimento, em consonância à organização social, cultural e territorial das aldeias indígenas da TI Vale do Guaporé. A capacitação técnica e execução das atividades de apicultura e piscicultura contam com o apoio técnico da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (EMPAER/MT). Uma parceria entre a CR e as aldeias da T.I. Santana também garantiu o plantio de 40 hectares de arroz na última safra.

Pergunta: E sobre as atividades de proteção territorial, o que o Sr. salientaria?


Resposta:
 Acompanhamos a execução das atividades do Manejo Integrado do Fogo que são realizadas nas Terras Indígenas Paresi, Juininha, Utiariti e Bakairi. Desde de 2013, um Acordo de Cooperação Técnica entre a Funai e o Ibama garante a realização de ações de prevenção aos incêndios florestais e manejo das árvores frutíferas do cerrado, entre outros biomas existentes nos territórios indígenas.

Pergunta: Quais as ações de prevenção ao contágio da Covid-19 realizadas pela parceria entre a CR Cuiabá e a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai)?


Resposta:
 Buscamos alinhar o diálogo com todas as comunidades indígenas que recebem assistência desta Coordenação Regional. Acerca das medidas para a contenção da epidemia de Covid-19, temos realizado a restrição da entrada de pessoas não indígenas nas Terras Indígenas; evitado a saída dos indígenas das aldeias; e orientado o cancelamento de eventos de modo a evitar aglomerações. A CR Cuiabá integra o Comitê de Crise para enfrentamento à Covid-19 no estado e acompanha a elaboração dos Protocolos Internos pelas equipes de saúde em conjunto com as comunidades indígenas. Também providenciamos a distribuição de cestas básicas para famílias indígenas em situação de vulnerabilidade.

Pergunta: Quais são os desafios enfrentados pela CR Cuiabá?


Resposta:
 um dos maiores desafios enfrentados é fomentar uma gestão participativa que acolha todas as comunidades indígenas sob a jurisdição da nossa unidade, até mesmo porque esta Coordenação lida com povos que apresentam grandes diversidades sociais e culturais entre si. A gestão participativa buscaria a definição de prioridades e a tomada de decisões a partir de ações compartilhadas com essas comunidades.

Assessoria de Comunicação Social

com informações da CR Cuiabá-MT

 

 

 

Fonte: http://www.funai.gov.br/index.php/comunicacao/noticias/6008-da-cr-cuiaba-benedito-garcia-aponta-caminhos-para-o-etnodesenvolvimento

Thank you for your upload