O presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Marcelo Xavier, recebeu nesta terça-feira (23), em Brasília, um grupo de lideranças indígenas da etnia Kayapó, do estado do Pará. Na ocasião, foram discutidos temas como projetos de desenvolvimento sustentável e geração de renda nas aldeias.
“A Funai incentiva projetos ecologicamente corretos de etnodesenvolvimento em Terras Indígenas, respeitando a autonomia e as potencialidades de cada comunidade. Atividades agrossilvopastoris, de manejo sustentável, de beneficiamento de produtos e de artesanato, entre outras, permitem aos indígenas auferir renda e melhorar suas condições de vida”, destacou o presidente da Funai, que ouviu as demandas dos indígenas e reforçou o apoio da fundação para o desenvolvimento das comunidades.
“Nós precisamos de renda para ter uma vida digna e não depender da ajuda de terceiros para sobreviver. Por isso estamos aqui para apresentar nossas demandas, para que possamos desenvolver nosso trabalho sustentável na comunidade seguindo todas as normas legais”, comentou o líder Xerê Kayapó. Participaram também do encontro as lideranças Niti Kayapó, Bepty Kayapó, Beto Kayapó, Bep Torin Kayapó e Bep Koxê Kayapó, representando diversas aldeias da etnia no Pará.
Pela fundação, estiveram presentes o ouvidor, Edgard Santos; os Assessores da Presidência, Fabrício Magalhães e André Sousa; o coordenador-geral de Etnodesenvolvimento, Juan Scalia; e o servidor Sebastião de Souza, da Assessoria Parlamentar. A reunião contou também com a presença do procurador-chefe nacional da Procuradoria Federal Especializada junto à Funai, Álvaro Osório do Valle Simeão.
Assessoria de Comunicação/Funai
Comentários