O presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Marcelo Xavier, foi recebido pelo corregedor regional da Justiça Federal da 3ª Região, o Desembargador Federal Luiz Stefanini, na Sede do Tribunal Regional Federal da 3° Região (TRF3), nesta terça-feira (12), em São Paulo. Durante a visita de cortesia, eles trataram de questões relacionadas à política indigenista, temas administrativos e do relacionamento entre as instituições.

O procurador-chefe da Procuradoria Federal Especializada (PFE) junto à Funai, Álvaro Osório do Valle Simeão, acompanhou o presidente na visita, que também contou com a presença do Juiz Federal Auxiliar Leonardo Estevam de Assis Zanini.

Autonomia, segurança jurídica, pacificação de conflitos e etnodesenvolvimento também entraram na pauta. O apoio a atividades produtivas está entre as prioridades da atual gestão da Funai. Nos últimos três anos, a fundação investiu aproximadamente R$ 40 milhões em projetos sustentáveis voltados à geração de renda em Terras Indígenas. Os recursos foram destinados a diversas ações que visam à autossuficiência, como a aquisição de materiais de pesca, sementes, mudas, insumos, ferramentas, maquinário agrícola, apoio para o escoamento da produção e realização de cursos de capacitação para os indígenas.

“Ao impulsionar a produção nas aldeias, colaboramos para que os indígenas ampliem o cultivo, conquistem novos mercados e se tornem cada vez mais autossuficientes”, explicou Xavier. “O indígena não deixa de ser indígena por querer prosperar. A busca por melhores condições de vida não significa perda de identidade étnica em lugar algum”, completou.

Na ocasião, o presidente Marcelo Xavier entregou ao Desembargador um exemplar do livro institucional da fundação, intitulado “Funai: Autonomia e Protagonismo Indígena“. Lançado na gestão atual, a obra sistematiza os conhecimentos recentes produzidos no âmbito da fundação e divulga aspectos significativos da atuação da Funai.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade de São Paulo ocupa o quarto lugar no ranking dos municípios com maior população indígena do país (12.977 pessoas), atrás apenas de São Gabriel da Cachoeira (29.017), São Paulo de Olivença (14.974) e Tabatinga (14.855), todos no estado do Amazonas. Os números se referem ao Censo de 2010 – o mais recente até a presente data.


Assessoria de Comunicação/FunaiCategoriaJustiça e SegurançaTags: Política IndigenistaTribunal Regional FederalRelacionamentoEtnodesenvolvimentoVisita Cortesia

Fonte: https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2022/em-visita-ao-trf-3-presidente-da-funai-e-recebido-pelo-desembargador-federal-luiz-stefanini

Thank you for your upload