Descendente da etnia Xucuru, estado de Pernambuco, José Paulo Bezerra Maciel Júnior, o Paulinho, foi um dos atletas que defenderam a Seleção Brasileira de futebol durante a Copa do Mundo realizada na Rússia em 2018. Titular da equipe comandada pelo técnico Tite, Paulinho marcou um gol na vitória do Brasil contra a Sérvia por 2 a 0 na fase de grupos da competição. Na carreira profissional, ele jogou nas posições de meio-campista e volante, marcando quase 170 gols por todos os times pelos quais atuou.
Nascido em São Paulo, capital, o ex-jogador da Seleção fez questão de lembrar suas origens indígenas. Por ocasião da Copa da Rússia, ele ressaltou a descendência indígena em uma entrevista à revista espanhola Panenka. “Minha avó era descendente de índios. Meu pai tem os mesmos traços dela e se parece muito com um índio”, dissera o craque em 2018. Companheiro de Paulinho na Seleção à época, o ex-lateral Roberto Carlos o chamava pelo carinhoso apelido de “índio velho”.
Carreira no futebol
Paulinho começou a carreira nas categorias de base do São Paulo. Antes de completar a maioridade, foi jogar no modesto Juventus, equipe do bairro da Mooca, capital paulista. Aos 17 anos foi contratado pelo Vilnius da Lituânia em 2006. No ano seguinte se transferiu para o Lódz, clube polonês. Em 2008 voltaria ao Brasil para jogar no Osasco Audax.
Em 2010, Paulinho foi destaque da Série B do Campeonato Brasileiro pelo Bragantino. Contratado pelo Corinthians em 2011, foi premiado como o melhor volante da Série A do Brasileirão naquele ano. Já em 2012, o jogador conquistou a Taça Libertadores da América e o Mundial de Clubes pelo Corinthians. No ano seguinte, Paulinho foi contratado pelo Tottenham, equipe inglesa.
Em 2017, foi negociado para o Barcelona, sendo foi vendido no ano seguinte para o clube chinês Guangzhou Evergrande, à época sob o comando do brasileiro Luiz Felipe Scolari, o Felipão. Em 2021, Paulinho foi transferido para o Al-Ahli, equipe da Arábia Saudita, retornando ao Corinthians no mesmo ano, clube no qual permanece jogando atualmente.
Principais títulos
– Copa do Mundo de Clubes 2012: pelo Corinthians
– Copa Libertadores da América 2012: pelo Corinthians
– Campeonato Brasileiro 2011: pelo Corinthians
– Copa das Confederações 2013: pela Seleção Brasileira
– Campeonato Espanhol 2017-18: pelo Barcelona
Etnia Xucuru
Habitantes da região da Serra do Ororubá e em alguns bairros do município de Pesqueira, estado de Pernambuco, os Xucuru possuem uma população indígena de cerca de 2,7 mil pessoas, conforme dados de 2013 da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai). As famílias indígenas Xucuru que vivem na zona rural do agreste pernambucano produzem principalmente feijão, mandioca, milho, banana e hortaliças. Também desenvolvem a pecuária leiteira familiar e a criação de cabras.
Assessoria de Comunicação / FunaiCategoria
Cultura, Artes, História e Esportes
Tags: Especial da CopaJogador PaulinhoEtnia XucuruAtleta IndígenaEsporte
Comentários