A Coordenação Regional (CR) de Dourados, uma das unidades descentralizadas da Fundação Nacional do Índio (Funai) no Mato Grosso do Sul, tem apoiado projetos de etnodesenvolvimento nas aldeias Jaguapiru e Bororó, na Reserva Indígena de Dourados.

Recentemente, a unidade da Funai entregou uma enxada rotativa encanteiradora à comunidade. O implemento será acoplado a um trator cedido para uso dos indígenas desde 2019. O equipamento será usado prioritariamente nos projetos de etnodesenvolvimento da Escola Municipal Tengatui Marangatu, que atende alunos das duas aldeias.

“Entre as demandas estão aulas de campo, que consistem em produzir roças de culturas tradicionais com a participação dos alunos, fortalecendo a cultura e o conhecimento tradicional por meio do aprender fazendo”, comenta o coordenador da CR Dourados, Valdir Roloff.

Outra iniciativa que deve ser contemplada é o projeto de reprodução e disseminação de sementes nativas e crioulas, parceria entre a Funai e a comunidade voltada para combater a escassez de ramas e sementes tradicionais enfrentada pelos agricultores familiares. O projeto consiste no cultivo de ramas de mandioca e batata, entre outros itens, em regime de mutirão.

“Ao se tornarem escassas, muitas sementes passam a ser comercializadas e não mais doadas entre agricultores, de forma que o acesso a elas se torna mais difícil. Daí a importância da iniciativa para a manutenção da diversidade genética e da soberania alimentar dos povos indígenas”, destaca Roloff. No período apropriado, as ramas serão colhidas e distribuídas na comunidade.

Assessoria de Comunicação/Funai

Agricultura e Pecuária

Fonte: https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2021/funai-apoia-etnodesenvolvimento-em-comunidade-indigena-do-mato-grosso-do-sul

Thank you for your upload