Foto: Lucas Vieira/Funai

Entre os dias 12 e 14 de agosto, a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) apoiou  a realização do 1º Encontro da Juventude do Povo Cinta Larga, na Terra Indígena (TI)  Roosevelt, localizada nos estados de Rondônia e Mato Grosso.  O evento representa um marco histórico que reuniu jovens indígenas do povo Cinta Larga para debater  temas fundamentais como saúde, educação e proteção territorial.

Realizado pela Coordenação das Organizações do Povo Cinta Larga, o encontro teve como  objetivo valorizar a organização e o protagonismo dos jovens indígenas, entendendo que uma juventude indígena articulada tem papel fundamental na construção do futuro de seu povo. Ao mesmo tempo, buscou fortalecer a cultura e a história do povo Cinta Larga: um convite para que os jovens indígenas refletissem sobre o uso sustentável do seu próprio território. O evento também contou com momentos de escuta e aprendizado entre a juventude e seus anciões, o que reforçou a importância de manter viva as tradições, língua e modo de vida de seu povo.

Além do suporte logístico e aquisição de alimentos, a Funai, por meio da Coordenação- Regional (CR) de Cacoal,  contribuiu com rodas de conversa e apresentou  à juventude o papel da instituição como órgão de proteção e defesa dos povos indígenas. A presença da autarquia no encontro reforça seu compromisso em fortalecer a cultura e a organização dos povos indígenas em seus territórios, respeitando também a voz da juventude como parte importante na construção social e cultural do seu povo. A ação está dentro do rol de políticas públicas da Coordenação-Geral de Promoção da Cidadania (CGPC), vinculada à Diretoria de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável (DPDS) da Funai.

De acordo com Rubens Suruí, coordenador regional da CR Cacoal, “a realização do 1° Encontro da juventude Cinta Larga foi um marco importante para apoiar o protagonismo da juventude indígena e, ao mesmo tempo, prepará-los para  que sejam os futuros líderes e gestores do seu povo”, afirmou. 

O evento levou conhecimento sobre políticas públicas indigenistas e o papel dos órgãos que atuam diretamente na promoção dos direitos dos povos indígenas, como a Funai e a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai). 

Assessoria de Comunicação/Funai

Fonte: https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2025/funai-apoia-realizacao-do-1o-encontro-da-juventude-do-povo-cinta-larga-em-rondonia-e-mato-grosso-1