Haroldo Resende/CTL – Goiânia/Funai
Haroldo Resende/CTL – Goiânia/Funai
Apresidenta da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joenia Wapichana, recebeu, na última sexta-feira (8), Eunice Tapuia, liderança do povo Tapuia do Carretão, dos municípios de Rubiataba e Nova América, em Goiás. Na carta entregue à presidenta, os indígenas apresentaram demandas relativas a processos administrativos e judiciais de interesse da comunidade.
Os assuntos abordados no pedido apresentado circulam em torno da garantia da segurança e da integridade da comunidade, para permitir a proteção de seu patrimônio cultural e a preservação de seus modos de vida tradicionais. Na oportunidade, a presidenta se comprometeu a analisar as demandas apresentadas, com o encaminhamento do processo para um acompanhamento contínuo, com apoio da Coordenação Técnica Local (CTL) em Goiânia, a qual o povo Tapuia do Carretão é jurisdicionado.
De acordo com a presidenta, a Funai busca fortalecer uma cultura de escuta ativa e de atuação conjunta com os povos indígenas, especialmente nas questões de reconhecimento territorial. “É muito importante que cada demanda seja ouvida e respeitada, pois é a partir delas que poderemos construir políticas verdadeiramente eficazes e que promovam a proteção e o desenvolvimento das comunidades”, frisou.
A entrega da carta com as reivindicações do povo Tapuia do Carretão foi feita durante o 2º Encontro dos Coordenadores Regionais e das Frentes de Proteção Etnoambiental, realizado entre os dias 5 e 9 de novembro no Centro Audiovisual da Funai, em Goiânia/GO. Políticas de proteção territorial, segurança alimentar, além de estratégias para reforçar a importância de decisões inclusivas na execução de políticas indigenistas foram alguns dos temas debatidos no evento.Categoria
Justiça e Segurança
Tags: Goiás
Comentários