AFundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) recebeu na terça-feira (27) lideranças indígenas do povo Krahô, da aldeia Takaywrá, do estado do Tocantins, e representantes do Conselho Indigenista Missionário (Cimi). Na ocasião, foi discutido o andamento do processo de constituição de uma reserva indígena para o povo Krahô.
Cerca de 500 indígenas vivem há mais de 15 anos em uma área do município de Lagoa da Confusão (TO) que não oferece condições socioambientais necessárias a seu modo de vida tradicional.
A presidenta-substituta da Funai, Mislene Metchacuna, acompanhada do coordenador-geral de Assuntos Fundiários, José Briner, e do servidor Rafael Gennari, situou os representantes do povo Krahô Takaywrá sobre o andamento do processo.
Por fim, as lideranças informaram as demais necessidades do povo Krahô, relacionadas à acessibilidade aos seus direitos previdenciários e sociais, bem como dificuldades na geração de renda para sustentabilidade da comunidade, sobretudo por não estarem em um território constituído para a sua reprodução física e cultural.
Assessoria de Comunicação/FunaiCategoria
Comunicações e Transparência Pública
Comentários